GOVERNO INICIA A 1ª AGRITEC DE BACABAL - Randyson Laércio

Post Top Ad

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

GOVERNO INICIA A 1ª AGRITEC DE BACABAL

A I Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) do Território do Vale do Mearim iniciou na manhã desta quinta-feira (10) e vai até sábado no município de Bacabal no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram). Esta será a quarta edição da Agritec em 2015, fechando um ano dedicado a compartilhar conhecimento e inovação em agricultura com os produtores familiares maranhenses.

A AGRITEC tem objetivo de oferecer aos agricultores familiares a oportunidade de conhecer, por meio de vitrines, oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar sua produção e, assim, gerar renda e desenvolver a agricultura nos seus territórios. Além de dinamizar a economia criativa, qualificando e criando espaços para discussão de políticas públicas e comercialização da agricultura familiar.


Em suas três primeiras edições este ano (São Bento, Açailândia, Caxias) a Agritec já capacitou mais de 3.000 agricultores e movimentou mais de R$1,4 milhões em negócios, recebendo mais de 40 mil pessoas de 60 municípios.
A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, através do Sistema de Agricultura Familiar (Secretaria de Agricultura Familiar - SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - Agerp,  Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa/Cocais, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MA, o Movimentos Sociais (Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – Miqcb, Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – Aconeruq, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – Fetaema e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Fetraf) e prefeituras municipais.
Durante o evento de abertura o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Bacabal terá com a sua primeira feira. “Bacabal é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento”, disse.
Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir levar ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município.“Vamos realizar uma grande Feira aqui em Bacabal em prol do desenvolvimento do município e de todo o território do Vale do Mearim”, ressaltou Soares.
Para o prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, a Agritec vai dar oportunidade aos agricultores da região do Mearim de ter acesso às tecnologias para melhorar a produção: “A agricultura de Bacabal ainda é de subsistência e a Agritec vai incentivar que o agricultor melhore sua produção tanto para autoconsumo quanto para a comercialização. Estamos com grandes expectativas para a Feira que vai contribuir para o fortalecimento do nosso município e da região”.

O Presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhã- Agerp, Fortunato Macedo, explicou que a Agritec divulga tendências, tecnologias e novidades na agricultura familiar, além de promover conhecimento e informação para que a produção aumente no nosso estado, uma verdadeira vitrine para o agricultor.
           
O secretário de Agrotecnologia e Meio Ambiente da Fetaema, Joaquim Alves agradeceu o empenho do Estado em desenvolver a Agricultura no Maranhão. “Somos uma instituição que representa 214 sindicatos em nove regionais, isso é uma representatividade importante, enquanto representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão agradeço a parceria e o empenho do estado em levar tecnologia para melhorar a vida do homem do campo”, afirmou Joaquim.
                                          
SERVIÇOS:
O Sistema SAF estará atendendo para solucionar dúvidas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), crédito e regularização fundiária, programas Água Doce e alimentos biofortificados, além de ações de extrativismo e cooperativismo e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A Secretária de Estado da Mulher (SEMU) estará presente com a Carreta da Mulher, que oferece palestras, exames preventivos e noções de saúde feminina. A Secretária de Estado da Fazenda – Sefaz tem levado o Ônibus da Cidadania, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes apresentará, aos visitantes, os programas Mais Renda, Pronatec, Bolsa Família e suas ações para garantir segurança alimentar dos maranhenses.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia – Secti levará o seu Planetário, presente desde a primeira edição da Agritec de São Bento, em agosto desse ano.
Durante a Agritec acontecerá, ainda, a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.

Na Feira também acontecerá a comercialização de produtos da agricultura familiar, exposição de ovinocaprinocultura, vitrines tecnológicas, como os Sistecs. Já durante a noite segue a programação cultural, com bandas de forró e sertanejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad