VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MARANHÃO SÃO HOMENAGEADAS EM EVENTO PROMOVIDO EM SÃO LUÍS - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 15 de novembro de 2015

VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MARANHÃO SÃO HOMENAGEADAS EM EVENTO PROMOVIDO EM SÃO LUÍS

Pessoas do mundo inteiro se reuniram na manhã deste domingo (15), para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, evento realizado todos os anos no terceiro domingo de novembro para conscientizar a sociedade em geral sobre os impactos sociais gerados pelos acidentes. No Maranhão, a mobilização foi organizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, com ações de conscientização realizadas ao longo de todo o domingo, em São Luís e nas 15 cidades-sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no Estado.


Em São Luís, as ações pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito foram divididas em dois momentos. O primeiro aconteceu em seis rotatórias da Avenida dos Holandeses, do Quartel da PM até o retorno do Araçagi. Em cada retorno, as vítimas fatais de acidentes foram simbolicamente homenageadas com seis grandes painéis, com fotos de acidentes de trânsito que chocaram a sociedade maranhense nos últimos anos. Nas rotatórias, os familiares das vítimas, juntamente com equipes de Educação para o Trânsito do Detran-MA, distribuíam material educativo para os motoristas que seguiam pela avenida, compartilhando com o público o sofrimento causado pela perda de um ente querido em acidentes de trânsito.

“Essa blitz educativa com as famílias de quem perdeu a vida por conta de um acidente busca chamar a atenção da sociedade e tenta transformar esse momento de dor em adoção de novas condutas por um trânsito mais civilizado”, ressalta o diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

O professor Ubiraci Silva, pai de Ubiraci Filho e cunhado de Solange Maria, ambos atropelados em 2011 por um veículo que trafegava em alta velocidade na Avenida Litorânea, levou a família e amigos para o retorno do Olho D’água para homenagear os parentes. “Eventos como esse são importantes para lembrar às demais pessoas que elas precisam ter cuidado no trânsito, para que outras famílias não sejam vitimadas como a nossa”, disse Ubiraci.

Célia Salazar, tia de Keila Cristina Salazar, outra vítima fatal do trânsito em São Luís, emocionada, fez um pedido a todos. “O maior bem que Deus deu ao ser humano foi a vida e devemos preservá-la de todas as formas. Quem está no trânsito precisa entender que quando ocorre um acidente, todo mundo sofre. Ao dirigir, não beba! Obedeça as regras do trânsito, e, sobretudo, tenha amor ao próximo”, pediu Célia.

Após as homenagens nos retornos, todos seguiram para a Avenida Litorânea, onde centenas de pessoas participaram de uma grande caminhada pela paz no trânsito.

O evento foi encerrado com um culto ecumênico, celebrado na Praça dos Pescadores, na entrada da praia de São Marcos, em memória a todas as vítimas fatais do trânsito brasileiro.

De acordo com o Boletim Estatístico do Seguro DPVAT, o Maranhão é o quarto estado do Nordeste com o maior número de indenizações pagas por morte no trânsito. De janeiro a julho deste ano foram pagas 904 indenizações, o que corresponde a 4,04% das mortes pagas pelo Seguro DPVAT em todo o Brasil, durante o primeiro semestre de 2015.

Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito, todos os anos, em todo o mundo. O Brasil é o quarto país em número de mortes nas vias, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Os últimos dados oficiais do Ministério da Saúde indicam mais de 42 mil mortes no país (2013). Os feridos e sequelados somam mais de meio milhão, de acordo com o DPVAT/Seguradora Líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad