MINISTÉRIO DA DEFESA ATUARÁ NOS MUNICÍPIOS MARANHENSES COM MENOR IDH - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MINISTÉRIO DA DEFESA ATUARÁ NOS MUNICÍPIOS MARANHENSES COM MENOR IDH


O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a receber uma edição regional do projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo promover a integração social com a participação voluntária de estudantes universitários.

A edição especial, que recebeu o nome de “Operação Bacuri”, é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceira com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). As ações e projetos envolvem as áreas da Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Cidadania.

“O projeto fortalece a formação acadêmica dos jovens, já que eles atuarão diretamente nos campos de suas pesquisas e por outro lado são ações que contribuem com o desenvolvimento de municípios maranhenses”, disse o governador Flávio Dino.

O projeto Rondon inicia suas atividades no Maranhão em janeiro de 2016, nos municípios de Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Satubinha, Serrano do Maranhão e em Bacuri.

Acordos de cooperação

Como parte do cronograma de ações preparatórias para a edição Regional do projeto Rondon, foi assinado, na manhã desta sexta-feira (6) acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa, prefeituras dos municípios que receberão as ações e representantes das Instituições de Ensino Superior, que participarão da “Operação Bacuri”.
  
O general Walmir Schneider, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, ressaltou que o Maranhão terá a primeira edição regional do projeto Rondon no país. Ele destacou a contribuição dos jovens nas comunidades em áreas como Saúde, Educação e Cidadania.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou que o projeto Rondon é a grande contribuição da juventude maranhense no processo da melhoria dos indicadores sociais do estado. “As ações da Operação Bacuri farão com que os jovens maranhenses conheçam a realidade do nosso estado, e, a partir disso, poderão ser agentes de transformação social”, finalizou Tatiana.

Participaram do evento os secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação); representantes do Ministério da Defesa; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; reitores e diretores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ceuma, Faculdade Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Faculdade Vale do Itapecuru e Pitágoras e prefeitos dos municípios de Conceição do Lago Açu, Serrano e Bacuri.

Municípios e IES que atuarão na Operação Bacuri

Município
IES
BacuriPitágoras do Maranhão
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Conceição do Lago AçuFaculdade Estácio de São Luís – Estácio São Luís
Universidade Estadual do Maranhão - Uema
Governador Newton BelloUfma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Maranhão – Campus Caxias
SatubinhaUfma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Universidade Ceuma - Campus de Imperatriz
Serrano do MaranhãoFaculdade do Vale do Itapecuru – FAI
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad