POLÍCIA MILITAR INICIA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

POLÍCIA MILITAR INICIA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS

Como parte das ações do governo Flávio Dino para recompor os efetivos do Sistema de Segurança Pública, foi iniciada, nesta quarta-feira (9), a aula inaugural da 2ª Turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar 2015 (CFSD-PMMA). A solenidade, no auditório da Fiema, em São Luis, reuniu diversas autoridades, entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o comandante-geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves.

A aula foi ministrada pelo doutorando em gestão pública, Carlos Alberto Maranhão, que falou sobre “A importância da Ética na Gestão de Segurança Pública”. Estão iniciando a segunda turma, 439 alunos em São Luis. Além de São Luis, o Curso acontece nos polos de Caxias, Imperatriz, Pindaré, Pinheiro e Presidente Dutra, totalizando 878 alunos.


“O início de mais essa turma é mais uma prova da preocupação do governador Flávio Dino com a Segurança Pública. Temos reuniões ordinariamente de todo o Sistema de Segurança com o governador quando apresentamos dados e definimos, de forma conjunta, as ações que serão executadas”, afirmou o secretário.

Jefferson Portela disse que os alunos já são vitoriosos por venceram mais uma etapa do processo. “É um prazer para o Estado poder recebê-los como alunos do Curso de Formação de Soldados da PMMA. Sejam fortes, porque a tarefa é árdua, mas satisfatória, por poder servir toda a sociedade”.

Wanderly Salomão, um dos novos alunos do Curso de Formação, falou da expectativa em poder integrar os quadros da Polícia Militar. “Estou vivendo um momento único. É uma realização pessoal ser um policial militar e ter a possibilidade de proteger as pessoas e as famílias. Irei me dedicar às aulas e ser um dos melhores policiais militares do Maranhão”.

Formação

O curso tem duração de oito meses. As aulas acontecem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e serão constituídas por uma média de 38 disciplinas. Os alunos são submetidos a avaliações teóricas e práticas de caráter eliminatório e classificatório. Além das disciplinas técnicas da atividade policial e direito, a grade curricular terá disciplinas como resgate e pronto-socorro, libras e de direitos humanos, além de princípios de cidadania com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, esta etapa do processo de formação apresenta um importante diferencial. “Com mais essa segunda turma são, agora, 1.322 alunos que estão sendo treinados no curso de soldados. Temos a total convicção de que investimentos na Segurança Pública vão gerar bons resultados”.

Ainda neste semestre, os alunos da primeira turma já estarão nas ruas reforçando o policiamento. O curso possibilita ao candidato ao cargo de soldado PM, a qualificação técnica necessária para a execução das múltiplas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de policiamento, previstos nas constituições federal/estadual e legislações/atos normativos vigentes.

O CFSD é efetuado em regime de dedicação exclusiva, em período integral, incluindo atividades noturnas, além dos feriados e finais de semana, quando necessário. Um dos diferenciais desta turma é a descentralização da formação dos novos soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad