CORONEL PM EGÍDIO AMARAL, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA 3 (CPAM-3), RECEBE O CERTIFICADO DE “AMIGO DO 24º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (BIL)” EM SÃO LUÍS. - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 1 de setembro de 2015

CORONEL PM EGÍDIO AMARAL, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA 3 (CPAM-3), RECEBE O CERTIFICADO DE “AMIGO DO 24º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (BIL)” EM SÃO LUÍS.


O coronel PM Egídio Augusto Amaral Soares que comanda o Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM-3), em São Luís, recebeu na manhã desta segunda-feira, no quartel do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), na capital maranhense, das mãos do Tenente-coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires (cmt do BIL), o diploma  Legião Barão de Caxias “AMIGO DO BATALHÃO”, comenda outorgada àqueles que contribuem para o engrandecimento daquela Unidade Militar. A solenidade aconteceu pela parte da manhã, e contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

 Na oportunidade, o coronel PM Egídio Amaral, agradeceu a honraria e disse está muito feliz com o diploma, o que demonstra a relação amistosa que existe entre as forças armadas e as forças auxiliares, e, que a Polícia Militar do Estado do Maranhão, na pessoa do seu comandante Geral, coronel Alves, de todos os oficiais e praças sempre estarão a disposição daquela corporação em qualquer circunstancia.

Histórico -  O 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) - "Batalhão Barão de Caxias" sediado em São Luís, Maranhão, tem suas origens no 9º Batalhão de Caçadores, criado no ano de 1839 em Belém, Pará. Em 1842 foi denominado 5º Batalhão de Fuzileiros. Em 22 de agosto de 1868, após o combate de Surubi Hi, na Guerra do Paraguai, foi dissolvido, sendo reativado em 1870, como 5º Batalhão de Infantaria Pesada, já em São Luís no Maranhão, onde ocupou instalações na Praça Deodoro. Em 1888, passou a denominar-se 5º Batalhão de Infantaria, e em 1908, novamente, muda de denominação, passando, agora, a denominar-se 48º Batalhão de Caçadores. Finalmente, em 11 de dezembro de 1919, passa a adotar a denominação de 24º Batalhão de Caçadores, vindo a ocupar as atuais instalações em 19 de abril de 1941.

A denominação histórica do 24º BIL, “Batalhão Barão de Caxias”, recebida em 12 de junho de 1997, deveu-se à atuação do então Coronel de Infantaria Luís Alves de Lima e Silva, depois insigne Patrono do Exército, que por sua magnífica participação na pacificação da Balaiada, ocorrida no Maranhão, foi promovido pelo Imperador a Brigadeiro e recebeu o título de Barão de Caxias em 18 de julho de 1841. Cabe ressaltar que a forte e íntima ligação do Coronel Luís Alves de Lima e Silva com a cidade de Caxias, terra do poeta Gonçalves Dias, deveu-se ao espírito de luta e a resistência de seu povo quando tudo era adverso, a acolhida que lhe foi dada pela sua gente, a beleza do lugar, dentre outros aspectos.

Em 24 de maio de 2010, na Comemoração Nacional do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, o então 24º BC, representado por uma Companhia de Fuzileiros e pelo seu Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) deslocou-se até a cidade de Tamboril, no Ceará, terra natal do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, onde participou das atividades determinadas pelo Comando da 10ª RM, em homenagem ao Patrono da Infantaria, na citada localidade.

Em 14 de novembro de 2013, o Comandante do Exército, em Portaria Nº 1.137, de 8 de novembro de 2013, resolveu transformar o 24º Batalhão de Caçadores em 24º Batalhão de Infantaria Leve, a partir da mesma data, ficando subordinado ao Comando Militar do Norte, com sede em Belém, Pará, passando a ser uma das Unidades de combate diretamente subordinada ao Comando da 8ª Região Militar - Região Forte do Presépio, sediado em Belém, Pará.

Atualmente, o 24º Batalhão de Infantaria Leve é comandado pelo Sr Ten Cel Carlos Frederico de Azevedo Pires que coordena o Programa Televisivo FORÇA BRASIL, que vai ao ar todos os domingos às 07h00 da manhã pela Rede TV e o programa de Rádio INFORMATIVO MILITAR, transmitindo pela Rádio São Luís, AM 1340 Khz, todos os sábados das 07h00 às 08h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad