outubro 2014 - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

VILA DA PAZ COMEÇA A RECEBER A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

11:48 0
Até bem pouco tempo a Vila da Paz era um local de difícil acesso. Com ruas esburacadas e esgoto a Céu Aberto, moradores conviviam com a forte poeira e o mau cheiro. 

Durante o período chuvoso a situação se agravava ainda mais com o lamaçal que se formava impedindo o trafego de veículos. No primeiro semestre deste ano a prefeitura de Bacabal deu inicio ao trabalho de recuperação das principias ruas do bairro com  a raspagem e o empiçarramento. 

Na tarde desta quarta-feira o prefeito Zé Alberto Veloso retornou ao local para autorizar o inicio do asfaltamento das ruas que serão beneficiadas nesta primeira etapa. A poeira que incomodava e prejudicava a saúde dos moradores agora é coisa do passado.

A presidente da Câmara Municipal de Bacabal Vereadora Regilda Santos também acompanhou o inicio das obras e reconheceu o esforço do governo no sentido de atender aos anseios da comunidade.

Já o prefeito municipal garantiu que a exemplo da Vila da Paz outros bairros também serão beneficiados no setor da infraestrutura.

“Nós prometemos e estamos cumprindo.  Aqui está o asfalto chegando nas ruas da Vila Paz, vai chegar no Parque União e aos poucos onde for necessário” finalizou Zé Alberto.
Leia Mais

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ESTUDANTE MORRE DE INFARTO NA CIDADE DE OLHO DAGUA DAS CUNHÂS

12:04 0

A jovem Rennata da Silva prestes a completar 18, cursava  o 3º ano no colégio Marcos Maciel, infelizmente faleceu na madrugada dessa quarta feira 29/10, vitima de infarto, ela morava com os pais  Sr.Luís e dona Nena no Povoado Francilina Zona Rural de Olho d’Água das Cunhãs. 

A estudante há um bom tempo vinha sofrendo com alguns sintomas e ela acreditava que possivelmente não resistiria. Ela mesma em sua página em rede social foi quem previu a própria morte confira na íntegra a mensagem de  Renata Silva.

Informações dão conta que Rennata Silva teria acordado por volta das  acordou uma 23h: 30 e chamado  seu pai e disse o seguinte "Papai vou morrer" essas foram suas únicas palavra e em seguida o pai dela rapidamente chamou um vizinho que tinha carro e trouxe mais durante o percuso    aconteceu o pior e por volta das 03h:30 ela  faleceu  a caminho do hospital, a triste notícia espalhou pela cidade e Povoado pegando todos de surpresa.

A morte da Jovem Rennata  da Silva teve repercussão nas rede sociais.(Informações do Blog do Antônio Filho).
Leia Mais

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PREFEITO RAIMUNDO ALMEIDA E SEU FILHO SÃO PROCESSADOS POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS

23:57 0
O Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) recebeu a denúncia feita pela Ministério Público Federal (MPF) que acusa Raimundo Almeida, prefeito do município de Lago Verde (MA) e seu filho, Alexandre Cruz Almeida, tesoureiro do município, de ter sacado indevidamente a quantia de R$ 936  mil de diversas contas da Prefeitura do Município de Lago Verde (MA).

Raimundo Almeida teria sido afastado da prefeitura pela Câmara Municipal, em 4 de fevereiro de 2010. No dia 8 de fevereiro, ele conseguiu uma liminar e voltou a assumir o cargo. Os saques foram feitos por ele e seu filho nos dias 9 e 10 de fevereiro, em uma agência do Banco do Brasil no município de Bacabal/MA.

Os recursos eram oriundos de transferências da União para fundos direcionados à educação e à saúde, além de recursos derivados de tributos. Em 10 de fevereiro, a liminar foi cassada e Raimundo foi obrigado a deixar a prefeitura novamente.

Os denunciados alegam que o dinheiro foi retirado para efetuar pagamentos da prefeitura listados na prestação de contas e que teriam sacado em outro município por não haver agência do Banco do Brasil em Lago Verde. Porém, o laudo contábil financeiro da Polícia concluiu que os cheques questionados não constam nos documentos da prestação de contas.

“Isso reforça a tese de que realmente os denunciados apropriaram-se dos recurso em questão. Nos 2 dias que o denunciado Raimundo Almeida foi reconduzido ao cargo de prefeito por força do provimento jurisdicional liminar, ele aproveitou para sacar, com o auxílio do denunciado Alex Cruz Almeida, quase 1 milhão de reais das contas do Município, sem explicarem, contudo, a destinação dada a esses recursos”, explica o procurador regional da República Luiz Fernando Viana. Para o MPF, o fato de não haver agência bancária no município não autoriza a realização de saques diretamente na “boca do caixa” em agência de outra cidade para o pagamento de despesas públicas.

A 2ª Seção do TRF1, por unanimidade, recebeu a denúncia, que deve, agora, ser julgada pelo Tribunal.
Leia Mais

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ODIADA, INTERNAUTA DESTILA ÓDIO AOS NORDESTINOS...

23:01 6
Passada a eleição muitos manifestaram ódio e preconceito contra o nosso Nordeste. Circula nas redes sociais o depoimento de uma sulista, loira a aparentemente cheia da grana.
Veja o que ela disse ao povo que votou na Dilma:

Leia Mais

DETENTO É TORTURADO E MORTO DENTRO DE CELA NA DELEGACIA REGIONAL DE ZÉ DOCA

22:40 0
Na madrugada do dia 26/10/2014, por volta das 02 horas, presos de justiça da cela de nº 03, começaram a gritar dizendo que teria um morto na cela; que rapidamente os policiais Mex e Kleber de deslocaram ao xadrez, onde neste um dos presos de justiça, de nome VALTENIR, vulgo “ZECA URUBU/NEGUINHO”, disse ter matado um dos presos e disse que se não fosse tirado da cela, mataria outro preso, tendo “ZECA URUBU” dito ainda que o teria matado a vítima por esta ter tentado contra sua vida.



 
OS PC’s, ao entrarem na referida cela, constataram que realmente tinha um corpo estendido no interior da cela e foi identificado como sendo o corpo do preso  KERVILSON LEÃO DE SOUSA, vulgo “JONES” e já estava sem vida, o cadáver foi levado ao hospital local e lá foi confirmado o óbito do preso. 
O fato foi comunicado ao Delegado Regional Jader Alves, o qual  providenciou o Auto de Prisão em Flagrante de todos os presos da cela por tortura e homicídio qualificado. Durante a lavratura do flagrante foi constatado que não era verdade a confissão do preso VALTERNIR que assumiu a culpa, tendo em vista que existe um voz (preso líder da cela) que indica algum dos demais presos para assumir a autoria  de qualquer delito ocorrido no xadrez.
Depois de o Delegado fazer um interrogatório e depois de analisar algumas evidências, constatou que na verdade em vez do preso VALTENIR, dos 11 presos que estavam na cela, 09 participaram da morte de KERVILSON, apenas os presos conhecidos como BAIXINHO e BICO FINO não participaram. 
A vítima estava totalmente repleta de hematomas, cabeça e face contundidas, membros inferiores e superiores encontravam-se com características de que foram amarrados, os lábios da vítima estavam bastante inchados e com sinais e lesões de amordaçamento. 
Durante interrogatório o preso VALTENIR disse que foi obrigado a dar dois chutes na cabeça da vítima, caso contrário também seria vítima. O cadáver foi encaminhado para o IML em São Luis para necropsia, visto a Autoridade Policial também concluir que existia vestígio de estupro. Os 02 líderes da cela foram encaminhados para um presídio e 02 outros presos para delegacias distritais desta Regional.   
Leia Mais

EM ENTREVISTA,FLÁVIO DINO FALA SOBRE PRIORIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA

22:13 0
O governador eleito Flávio Dino anunciou medidas que serão adotadas logo no primeiro mês de governo para garantir mais segurança à população maranhense. Entre as ações destacadas em entrevista concedida à Rádio Educadora, na manhã desta segunda-feira (27), estão o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, valorização das policiais Civil e Militar, além de dobrar o número de policiais, compromisso assumido com o Programa de Governo.

Um dos pontos destacados por Flávio Dino foi trabalho de prevenção e combate ao crime. “Vamos deixar claro que não queremos tráfico de drogas no Maranhão, vamos combatê-lo e melhorar questões de segurança para a pessoa jovem. Vamos fazer com que a economia cresça, além de levar espaços de esporte e cultura para todo o estado”, citou, ao lembrar que a insegurança tem vitimado números cada vez maiores de jovens. Outra prioridade para o setor, segundo ele, é dobrar o número de policiais que atuam no Estado. A meta será cumprida de forma progressiva, durante os quatro anos de gestão.

Para reduzir o índice alarmante de homicídios na capital, que chega a mil mortes por ano, Dino defende uma política firme de combate à criminalidade com enfrentamento às quadrilhas, ao crime organizado dentro e fora da Penitenciária de Pedrinhas.

Logo após anunciar o nome do próximo secretário de Segurança Pública do Maranhão, o delegado Jefferson Portela, o governador eleito ressaltou o papel do Estado de cuidar da valorização e motivação dos policiais e manter o diálogo com a categoria. “Nós temos o compromisso de aumentar progressivamente o número de policiais em todo o estado, que hoje tem a pior relação policial por habitante no país. A nossa meta é dobrar o número de policiais atendendo a comunidade das ruas até 2018 e, com isso, melhorar o combate à violência e garantir tranquilidade às famílias em todo o estado”, observou.

Nessa linha, Dino reafirmou que cuidará da temática dos direitos com uma política permanente de atendimento de reivindicações que foram deixadas no passado. Como exemplo, citou que logo no começo da gestão trabalhará para a revogação do Regulamento Disciplinar do Exército, em substituição a um Código de Ética, além de avançar nas questões salariais.

Propostas e Transição

A entrevista também respondeu dúvidas dos eleitores que ligaram diretamente para a rádio e conversaram com o governador eleito ao vivo. O momento foi de dar mais detalhes sobre seu Programa de Governo.

Flávio Dino reafirmou seu compromisso com a garantia de direitos e falou sobre a expetativa de avanço na transição do governo. Temas como saúde, educação, segurança e abastecimento de água foram discutidos pelo governador eleito que assume a administração do Maranhão a partir de 1º de janeiro.

Ele lembrou que equipe liderada por Marcelo Tavares e Márcio Jerry solicitou informações há cerca de 15 dias e até agora não obteve resposta da equipe designada por Roseana para fazer o repasse de documentos ao próximo governo.

“Nós estamos esperando a resposta. Tenho a expectativa e a esperança de que a transição agora seja acelerada”, disse ele ao reiterar o pedido para que a seja acelerada a prestação de informações, de modo que já no dia 1º de janeiro o governo possa cumprir as propostas do Programa de Governo.
Leia Mais

VÍDEO: HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM BACABAL

12:34 0
Mais um crime de homicídio aconteceu na cidade de Bacabal. Desta vez foi na última sexta feira (24), nas imediações do terminal rodoviário. A vitima foi José Conceição de Matos, 36 anos, conhecido como " Suel"  foi alvejado com 8 tiros de pistola  na cabeça.

Suel estava na AABB quando recebeu um telefonema e saiu com destino ao bairro da areia, ele estava em sua motocicleta Honda/NXR 150 BROS ES, cor preta, quando passava pela rua Padre Carvalho foi abordado por dois homens em outra motocicleta e foi alvejado.

Suel', como era conhecido morava na rua São Francisco, bairro Setúbal e já teri sofrido uma  uma tentativa de homicídio no mês de dezembro do ano passado. Acompanhe agora a reportagem da TV DIFUSORA canal 2 Bacabal:

Leia Mais

FLÁVIO DINO ANUNCIA DELEGADO JEFERSON PORTELA COMO PRÓXIMO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

11:10 0
Em entrevista à rádio Educadora AM, Flávio Dino anunciou na manhã desta segunda (27) o próximo secretário de Segurança Pública do Maranhão. O delegado Jefferson Portela comandará a pasta a partir de 1º de janeiro, durante a administração de Flávio Dino à frente do Poder Executivo.

À frente da pasta, Jefferson será responsável pela implantação de políticas para prevenção de crimes, combate ao tráfico e à criminalidade no Maranhão. Em seu programa de Governo, Flávio Dino apresentou como proposta para a área a implantação do programa Pacto pela Vida – com a articulação de políticas de Estado entre todos os poderes para reduzir os índices de criminalidade no estado.
Leia Mais

POLÍCIA CIVIL PRENDE SEGURANÇA VENDENDO COCAÍNA EM SEU LOCAL DE TRABALHO

01:24 0
Policiais Civis da 16ª Delegacia Regional de Bacabal prenderam na noite de domingo(26) o segurança Fernando José da Silva 30 anos, o mesmo estava em seu local de trabalho, na (Subway) onde os policias flagraram o mesmo traficando cocaína. 







De acordo com informações da polícia, Fernando já vinha sendo monitorado por praticar esse crime abertamente. Com ele a polícia encontrou com 4 papelotes  de cocaína e R$ 170,00 em cédulas oriunda da venda da droga.


Ao ser preso, Fernando disse à polícia que a droga era dele e seria pra consumo. Ele foi encaminhado para a delegacia  e deverá ser autuado em flagrante pela autoridade policial. 

Participaram da operação os delegados: Carlos Alessandro, Luigi Conte e Tiago Salgado,investigadores Alexsandro e  Idequeu da polícia civil regional de Bacabal.

Leia Mais

VÍDEO: ACIDENTE GRAVE NA BR 316 EM BACABAL

01:02 0
O acidente aconteceu na noite deste domingo(26)  na Br  316 próximo ao posto Paizão na cidade de Bacabal, as vítimas foram: Carlos Sérgio da Silva de Sousa de 67 anos e Raimundo  Mendes  da Silva  de 44 anos, conhecido como  “Mão  de Ferro”.






De acordo com informações das vítimas eles vinham da cidade de São  Gonzaga  do Maranhão  em uma moto biz de cor vinho de placa NHS 6318 quando um  carro Fiat Strada tentou ultrapassar e acabou colidindo com a moto.

A equipe do Samu foi acionada e atenderam as duas vítimas que foram encaminhadas para o hospital. Raimundo Mendes o "mão de ferro" teve um dos pés amputado devido o impacto da colisão. 

Leia Mais

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PM PRENDE CASAL ENVOLVIDO COM TRÁFICO DE DROGAS EM BACABAL

09:37 1
FERNANDA ARAÚJO E ROBSON CABRAL
Policiais Militares do 15º BPM prenderam no fim da tarde de ontem(23), o casal Robson Cabral 20 anos e Fernanda Araújo 25 anos, ambos moradores do bairro Pantanal na cidade de Bacabal.

Na residência os policiais encontraram 13 pedras de crack prontas para serem comercializadas e a quantia de R$ 47,15 (quarenta e sete reais e quinze centavos).

De acordo com a polícia o local é conhecido por toda a comunidade como uma “boca de fumo”. No momento das prisões o casal negou envolvimento com o tráfico de drogas.

Para quem não conhece a jovem Fernanda, a mesma é filha da traficante conhecida como Iraneide, que comercializa drogas naquela área, e foi presa recentemente também pela Polícia Militar, e continua encarcerada na delegacia de Alto Alegre do Maranhão.

Robson Cabral e sua companheira Fernanda Araújo foram autuados em flagrante por crime de tráfico de drogas, Robson deverá ser encaminhado ainda hoje para a Unidade Prisional de Piratininga aqui em Bacabal e Fernanda deve ser encaminhada para São Luís por conta da carceragem feminina de Alto Alegre, por determinação da justiça não está mais recebendo presas.
Leia Mais

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CARROCEIRO É MORTO A TIROS; EM SEGUIDA AUTOR DO CRIME É BALEADO POR PM E MORRE A CAMINHO DO HOSPITAL

21:53 0
CARROCEIRO FRANCISCO DOS SANTOS
O caso aconteceu na tarde desta quinta feira(23) na área do terminal rodoviário em Bacabal. O carroceiro identificado como Francisco dos Santos Carvalho, conhecido como Zacarias, foi assassinado a tiros pelo seu desafeto por nome de Rafael da Conceição 20 anos morador do bairro Trizidela.


De acordo com a polícia, o acusado Rafael da Conceição, teria localizado Zacarias que trabalha naquela área, e sem contar muita história efetuou cerca de três tiros na vítima. 

No momento em que acontecia o crime, para azar do acusado um policial militar identificado como "Bruzaca" passava pelo local, foi quando o pm deu voz de prisão para o autor do crime e o mesmo reagiu atirando contra o pm. 

O policial não foi atingido, e para conter o criminoso foram efetuados dois tiros que acertou Rafael e que foi em seguida atendido pela SAMU e levado para o hospital, sem resistir aos ferimentos veio a óbito logo em seguida.

A equipe de reportagem do Programa RONDA da Tv Difusora canal 2 Bacabal registrou todos os detalhes da ação. 

Veja agora as reportagens de Romário Alves:



Leia Mais

SAAE E GOVERNO MUNICIPAL REGULARIZAM E AMPLIAM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA VILA DA PAZ EM BACABAL

21:32 0
A exemplo da maioria dos bairros de Bacabal, a Vila da Paz enfrentava sérios problemas no abastecimento de água potável. Isso acontecia devido a canalização inadequada em que se usavam canos com espessura imprópria evitando que os moradores tivessem o liquido precioso em suas torneiras. 

Com o novo governo, o SAAE passou a fazer a substituição dos canos de 32mm por tubulações de 60mm facilitando o escoamento da água que agora chega com força às residenciais.

Na Vila da Paz onde o trabalho de regularização e ampliação da rede de abastecimento também está sendo concluído, não existia se quer Hidrômetros. Com os investimentos feitos pela autarquia, mais de 20 ruas passam a dispor de água canalizada em tempo integral.

Dona Maria José é comerciante e está feliz pelo fim do drama de chegar em casa e não ter água para o consumo e para tomar banho. “Todos aqui estão muito felizes com o trabalho feito pelo SAAE, vivíamos um sofrimento eterno de vários anos e só agora o problema foi resolvido. 

Somos conscientes de que o governo não pode fazer tudo ao mesmo tempo, mas eu tinha certeza que os benefícios chegariam a nosso bairro e chegou” afirmou a comerciante comemorando a regularização do abastecimento de água no bairro.

Leia Mais

COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE BACABAL SÃO CONTEMPLADAS COM CESTAS DE ALIMENTOS

20:44 0
A distribuição de alimentos que iniciou esta semana nas regiões quilombolas de Bacabal corresponde a quarta etapa de doações efetuadas pela CONAB Companhia Nacional de Abastecimento. São ao todo18 toneladas de produtos de primeira necessidade que neste primeiro momento 6. 952 pessoas serão beneficiadas em 10 comunidades: Centro do Adelino, Piratininga, Guaraciaba, Sincorá, Catucá, Campo Redondo, São Sebastião dos Pretos, Bom Principio 2 , Santo Antonio e Santa Maria. A distribuição das cestas Básicas só foi possível graças a parceria com o Governo Municipal que legalizou todas as comunidades que desde 2009 estavam impossibilitadas de receber tais benefícios devido ao descaso do governo anterior junto às comunidades.
As Secretarias de Desenvolvimento, Emprego e Renda e a Secretaria de Assistência Social foram as responsáveis pelo mapeamento  e elaboração de cadastros junto aos contemplados do Bolso Família público alvo do programa.
Cada uma das Cestas de Alimentos que começaram a ser entregues nesta terça-feira, pesa 19kg e contem: Arroz, Feijão, Farinha, Macarrão, Óleo, Café, Açúcar e outros itens.
Leia Mais

FUTURO DA GESTÃO DO GOVERNO FLÁVIO DINO NAS MÃOS DE ROBERTO COSTA

20:27 1

Entre tantas pautas que vão rolar nos próximos dias na Assembleia Legislativa uma, em especial merece atenção. Trata-se da Lei Orçamentária Anual (LOA), que todos os anos era aprovada sem maiores discussões, já que a base governista sempre dominou, e passava somente com “queixas” da oposição.
Só lembrando que a LOA para o exercício de 2015 vai ser fundamental importância para o primeiro ano de governo de Dino. Apesar de este ano, a base governista já não estar tão governista assim, um detalhe deve estar tirando o sono de Flávio Dino e aliados.
A partir deste ano, por entendimento da Justiça, somente a Assembleia poderá fazer os cortes no Orçamento, fazendo isso por meio de parecer da Comissão de Constituição e Justiça da AL. E o presidente/relator da Comissão é ninguém menos que Roberto Costa, deputado que dará o parecer de como deverá ser gasto o dinheiro do estado no próximo ano.
Ou seja, agora o futuro da gestão de Dino praticamente está nas mãos de Roberto Costa, a quem os comunistas tanto nutrem ódio.
Mesmo com uma receita mais robusta este ano, a Lei Orçamentária ainda deverá passar por muitos cortes que garantam a governabilidade da próxima gestão. Isso porque, alguns órgãos do Estado, como Tribunal de Justiça do Maranhão, extrapolaram os pedidos sobre o percentual que determina a receita líquida corrente do estado, de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
E, de acordo com o relatório prévio ao qual o blog teve acesso, o Estado não terá condições de cumprir a LOA no próximo ano caso seja aprovada do jeito que está. Muitas revisões e cortes deverão ser feitos. E agora, Dino contará com o bom senso do atual Governo e de Roberto Costa para não fazer uma gestão desastrosa no próximo ano.(Informações Blog Luís Pablo).
Leia Mais

POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM PRENDE ACUSADO DE ASSALTO CONTRA ANCIÃO EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

16:54 0

Por volta das 19 horas desta quarta-feira (22) foi preso no povoado Lapela, município de Conceição do Lago Açu, o indivíduo Adailton Martins Silva, 35 anos, conhecido por “Deti”, morador da localidade.

“Deti” é acusado de em companhia de um comparsa, ter assaltado o senhor Raimundo Jorge Costa (foto), 76 anos, residente no município de Arari-MA. Segundo informações da vítima, na manhã do mesmo dia, por volta das 06h20, quando saia de motocicleta do povoado Centrinho, em companhia de um amigo de nome Raimundo Nonato, com destino à cidade de Arari, entre os povoados Lapela e Santa Cruz, foram abordados por duas pessoas encapuzadas e armadas de faca.

Ainda de acordo com o idoso, ele foi rendido pelo comparsa de “Deti”, identificado com “Cheiroso”, que colocou uma faca em seu pescoço e o amordaçou, amarrando o mesmo com as mãos para trás. Neste intervalo o companheiro Raimundo Nonato, se evadiu, sendo a vítima levada para dentro de um matagal, onde foi ameaçado de morte. Os assaltantes perguntavam: “cadê o dinheiro?”.

Não tendo outra opção, o idoso entregou aos mesmos a importância de R$ 3.150,00 (três mil, cento e cinquenta reais) fruto de um empréstimo consignado feito no último dia 20, na cidade de Lago Verde–MA.

Raimundo Jorge Costa disse ainda que todos no povoado Centrinho, onde estava, tinham conhecimento do fato, ou seja, que estava de posse desta quantia em espécie, inclusive, o pai da namorada de Deti já tinha falado com o mesmo sobre o assunto. Conta também que os acusados saíram apressadamente dizendo: “vamos agora atrás do negão, vamos pegar ele”. “Negão”, é o apelido de Raimundo Nonato que o trazia na garupa da motocicleta, e que conseguiu fugir.

Ao chegar na estrada e pedir ajuda um senhor, conhecido por “Zico”, o reconheceu e o levou de volta até o povoado Centrinho.

Como “Negão” havia conseguido reconhecer “Deti”, imediatamente procurou os policiais militares da cidade de Conceição do Lago Açu e registrou o fato. Em seguida, cabo Reis e soldado Ramos diligenciaram e prenderam “Deti” (foto abaixo) que já se encontrava em sua residência, no povoado Lapela.
Ao ser detido, ele negou todas as acusações. Porém, foi reconhecido pelas vitimas e entregue na Delegacia Regional de Bacabal para os tramites que o caso requer.

O dinheiro roubado não foi localizado e “Cheiroso”, que também teria participado do assalto, está foragido. Uma camisa preta com alguns furos, que “Deti” teria usado como capuz, foi apreendida.

A vítima ainda teve uma das mãos cortadas pelos assaltantes.
Leia Mais

"SÓ NÃO VÃO SOLTAR FOGUETE E ME APLAUDIR PORQUE NÃO PODEM", DIZ ROSEANA SOBRE SITUAÇÃO DO ESTADO

15:43 0
A governadora Roseana Sarney (PMDB) resumiu ontem (22) em uma bem-humorada declaração, a situação do Estado que será entregue ao governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), no dia 1º de janeiro.
Segundo ela, a máquina estatal está tão enxuta que os comunistas “soltariam foguetes” em comemoração se pudessem.
“Eles estão mortos de felizes. Quando pegar o governo e ver que está tudo organizado, eles só não vão soltar foguete e me aplaudir porque não podem”, disse.
Segundo a governadora, além da diminuição do nível de comprometimento das receitas com dívidas, “o Estado está crescendo a níveis da China”, o que possibilitou o aumento da previsão orçamentária de R$ 14,1 bilhões em 2014, para R$ 15,8 bilhões em 2015 – valor que ainda pode ser maior.
“O Estado está crescendo a níveis da China. O último ano que se tem nós crescemos uma média de 15%. Agora também começa a entrar tudo o que a gente fez durante o governo, as grandes empresas começam a funcionar e começa a ter uma arrecadação maior para o estado. O estado cresce, se desenvolve, tem uma infraestrutura boa, é um estado que está cada melhor e vai ajudar muito o crescimento do nosso país”, declarou.(Informações do blog do Gilberto Léda).
Leia Mais

VÍDEO: ASSALTO À AGÊNCIA DOS CORREIOS DE MIRANDA DO NORTE

CASAL MORRE CARBONIZADO APÓS INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA NA CIDADE DE SÃO MATEUS

14:46 1
O incêndio aconteceu na madrugada de hoje(23) numa casa no bairro Tânia Amorim, na cidade de São Mateus do Maranhão. A residência pegou fogo e duas pessoas que estavam no local morreram na hora., as vítimas identificadas como Antonio  Expedito e Maria do Carmo Rodrigues, morreram abraçadas. Veja a reportagem da Tv Difusora canal 2 Bacabal:

Leia Mais

ROBERTO COSTA DESTACA PLANO ESTADUAL DE CULTURA

01:04 0
Uma audiência, na manhã de quarta-feira, 22, marcou oficialmente a chegada do Plano Estadual de Cultura do Maranhão (PEC) ao poder Legislativo. Após ser aprovado pelos membros do Conselho Estadual de Cultura, a Secretária de Estado da Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Olga Simão, oficializou a entrada do Plano, na Casa, que agora aguarda a análise da Comissão de Cultura da Assembleia para ser encaminhado ao Poder Executivo.
 
Após participar da audiência na presidência da Assembleia,o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), membro da Comissão de Cultura e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, levou o assunto para a tribuna. O parlamentar parabenizou a todos os conselheiros envolvidos na elaboração do Plano, que define as políticas culturais no estado nos próximos 10 anos. “Parabenizo a participação ativa e direta de todos os conselheiros do Conselho Estadual de Cultura, do poder público e da sociedade civil organizada, que tiveram papel fundamental na organização, elaboração e execução deste Plano; estamos realizando um sonho do setor cultural maranhense”, disse Roberto Costa durante discurso.
  
Conhecido por ser um porta-voz da cultura no Legislativo maranhense, Roberto Costa aproveitou para parabenizar a secretária Olga Simão pelo seu desempenho e a forma aberta e transparente com que vem tratando as questões culturais no estado. O parlamentar agradeceu ainda, pelo trabalho da professora do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e conselheira Ester Marques; como consultora técnica, a professora coordenou todo o trabalho de elaboração do Plano.
 
O documento, enviado à Assembleia em forma de Projeto de Lei, traduz o sentimento de diferentes grupos culturais de várias partes do Maranhão, já que seu planejamento contou com seminários, conferências, reuniões setoriais e fóruns regionais de cultura realizados nas cinco mesorregiões do estado.
 
O Plano passa a ser um componente imprescindível do Sistema Estadual de Cultura ao apresentar um conjunto de princípios, metas e estratégias que irão orientar o poder público na formulação de políticas culturais.
 
O Maranhão é o primeiro estado do país a apresentar o Plano Estadual de Cultura, gerando a expectativa de que seja aprovado, também rapidamente pelos membros da Casa.
Leia Mais

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ROSEANA SARNEY VISTORIA OBRAS DA VIA EXPRESSA E 4º CENTENÁRIO

23:17 0
A governadora Roseana Sarney vistoriou, na tarde desta terça-feira (21), em São Luís, o andamento das obras da Avenida IV Centenário e da Via Expressa. Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão; da secretária-chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa; do chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; do senador João Alberto, e dos deputados eleitos Hildo Rocha, João Marcelo e Adriano Sarney, a governadora conferiu o andamento das obras que serão entregues à população no mês de novembro.

Durante a vistoria, a governadora destacou a importância das obras para a população e anunciou as datas de inauguração das obras. “Nós estamos no processo final das obras. A inauguração da Via Expressa será no dia 28 de novembro e a Avenida IV Centenário, no dia 29 de novembro. Vamos entregar as duas grandes avenidas de presente para o povo do Maranhão. Essas obras vão desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na região, facilitando seu deslocamento”, disse.
O secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, também ressaltou a importância da Via Expressa para os ludovicenses. “É uma obra importantíssima realizada pela governadora Roseana, que vai ligar as vias mais importantes da cidade e vai proporcionar melhor qualidade de vida e mobilidade para as pessoas,desafogando o trânsito e interligando os bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo”, explicou.
Na ocasião, a governadora conferiu as obras de construção de um túnel ligando a Vila Cristalina ao Ipase, que vai facilitar a passagem dos pedestres, uma solicitação dos moradores da comunidade.
A 2ª etapa da Via Expressa contempla 6,7 km do total de 9 km da avenida. A primeira etapa, ligando o Jaracati ao Cohafuma foi entregue em setembro de 2012.  A 2ª fase da obra contemplou a construção de quatro pontes e dois viadutos, todos já concluídos. Ao todo, os investimentos nos 9 km da obra são da ordem de R$ 125 milhões. 
IV Centenário
A obra da Avenida IV Centenário tem 3,8 quilômetros de extensão e duas pistas, divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres e ciclovia. A IV Centenário tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. O novo corredor desafogará o trânsito das avenidas Luis Rocha e Getúlio Vargas, criando uma alternativa de acesso à Beira Mar e a ponte Bandeira Tribuzzi.(Informações Caio Hostílio).
Leia Mais

RACHADO, PMDB SERÁ DESAFIO PARA PRÓXIMO PRESIDENTE

23:12 0
Da BBC Brasil em Brasília
pmdbMaior aliado do PT na base governista, o PMDB chega ao segundo turno do pleito presidencial dividido entre o apoio à reeleição de Dilma Rousseff e o desejo pela vitória do tucano Aécio Neves.
Embora tenha cinco ministros no governo e ocupe com seu presidente, Michel Temer, o posto de vice na chapa dilmista, o partido abriga alas que passaram a defender abertamente a candidatura de Aécio, sinalizando que o apoiariam no Congresso em caso de vitória.
Em entrevista à BBC Brasil, o primeiro vice-líder do PMDB na Câmara, o deputado Marcelo Castro (PI), diz que metade da bancada está com Dilma, e a outra metade, com Aécio.
Peemedebistas dizem que o racha no partido será um dos primeiros desafios do próximo presidente da República. Segundo eles, em 2015, o PMDB provavelmente tentará se manter na Presidência da Câmara e do Senado, o que o tornaria fundamental para a aprovação de projetos de interesse do governo.
Na próxima legislatura, o partido será dono da segunda maior bancada da Câmara (66 dos 513 deputados), atrás apenas do PT (70), e terá o maior número de senadores (18 de 81).
Aliado de todas as horas
Herdeiro do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), criado em 1966 como contraponto à Arena, partido oficial da ditadura militar, o PMDB permaneceu na oposição até o fim do regime.
Após a redemocratização, porém, a sigla aliou-se a todos os presidentes eleitos, com a exceção de Fernando Collor de Mello (1990-1992).
O vice-presidente Michel Temer recentemente definiu o PMDB como o “partido da governabilidade” e disse que “não se governa” sem a sigla.
Por causa dessa postura, porém, o PMDB é frequentemente acusado de praticar uma política “fisiológica”, trocando apoio no Congresso por cargos e vantagens no governo.
Para Daniel Aarão Reis, professor de história contemporânea na Universidade Federal Fluminense, a crítica é “superficial”.
Ele diz que a “estrutura gelatinosa” do PMDB se ampara no funcionamento da política brasileira das últimas décadas, em que os partidos mais progressistas, PT e PSDB, optaram por se aliar a “forças da direita” em vez de “enfrentar as heranças da ditadura”.
“O PMDB é a expressão mais definida da indefinição geral que caracteriza o nosso período político, mas não está sozinho nessa indefinição”, ele diz.
Para Aarão Reis, a carreira do ex-presidente José Sarney, mais ilustre membro do partido, evidencia essas características da política nacional.
Sarney, hoje com 84 anos, esteve ao lado dos militares durante a ditadura e, após a queda do regime, passou para o grupo político que acabaria no comando do país. Após ocupar a Presidência da República, o maranhense passou oito anos na Presidência do Senado.
Neste ano, porém, ele resolveu não concorrer à reeleição e anunciou que abandonaria a vida pública.
Acredita-se que ele deva continuar ativo nos bastidores, mas sua saída dos holofotes tem alimentado em certos grupos do PMDB pedidos por renovação e pelo fim da aliança com o PT.
Alguns peemedebistas se queixam da influência exercida na sigla por políticos da “velha guarda”, entre os quais o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e os senadores Jader Barbalho (PA), Eunício Oliveira (CE) e Romero Jucá (RR).
Um dos mais vocais defensores da mudança, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) diz que “estamos vivendo o fim de um ciclo em que coronéis usavam o partido para tirar vantagens do governo”.
O deputado diz que, se Aécio for eleito, o PMDB não o apoiará “apenas pela ocupação de cargos”, mas “para ser protagonista na aprovação de políticas públicas”.
Para ele, Dilma almeja transformar o Brasil num “país comunista semelhante à Venezuela ou Cuba”, enquanto “Aécio dá a oportunidade de discutir um caminho novo, uma alternativa”.
Se a presidente se reeleger, Moreira diz que o partido se manterá independente e decidirá sua postura voto a voto. Ainda assim, ele diz que o PMDB permanecerá unido.
Já para o deputado peemedebista Marcelo Castro (PI), que apoia a reeleição de Dilma, é possível que o partido perca a unidade na próxima legislatura e passe a se dividir nas votações, a exemplo do que já ocorreu no passado.
Grupo de Temer
Num ponto, os peemedebistas parecem concordar: uma vitória de Aécio enfraqueceria no partido o grupo de Michel Temer, que sustentou a aliança com o PT, e abriria uma luta pelo comando da sigla.
O atual líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), tem despontado como o principal adversário do grupo de Temer. Ele declarou em entrevista recente que o atual vice não teria condições de liderar o partido se Dilma perder.
Cunha saiu-se fortalecido desta eleição: o PMDB do Rio, sua base política, elegeu oito deputados para a próxima legislatura. Já o PMDB paulista, berço de Temer, elegeu apenas dois, menos do que Minas Gerais, com seis, e Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com cinco cada.
Mesmo que haja mudanças no comando da sigla, o professor Aarão Reis diz que o partido deverá seguir o caminho trilhado por Sarney.
“Não vejo nessa nova geração que desponta no PMDB nada de inovador em relação ao que ele representou. São discípulos muito reverentes ao seu legado.”
Leia Mais

Post Top Ad