TEM INÍCIO EM BACABAL O CURSO DA FORÇA TÁTICA. - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 29 de abril de 2014

TEM INÍCIO EM BACABAL O CURSO DA FORÇA TÁTICA.

Aconteceu por volta das 09 horas do dia 29 no pátio do Cefran de Bacabal, a abertura do Curso de Força Tática que terá a duração de 20 dias. Participaram da solenidade o Prefeito Municipal de Bacabal, José Alberto Veloso; Regilda Santos, presidente da Câmara Municipal de Bacabal; os vereadores Melquíades, Erivelton Martins, Manoel da Concórdia e Teles. Presentes também o professor Neyderman da Faculdade de Bacabal e a senhora Rute da Secretaria Municipal da Mulher, além de integrantes da sociedade bacabalense. O curso será ministrado pelo Coronel PM José Frederico Gomes Pereira, coordenador do Curso.




Após a apresentação dos 44 (quarenta e quatro) alunos da Força Tática a sociedade bacabalense o Coronel Pereira palestrou sobre o tema: Doutrina de Tropas Especiais.

O Coronel Pereira tem um vasto curriculum: Curso de Operações Especiais do Bope do Distrito Policial; Curso de Proteção de Autoridade realizado na Espanha; Curso de Operações na Selva/Cisg/Exército; Curso de Atirador de Elite do Exército; Curso de Bombas e Explosivos pelo Departamento de Polícia Federal; Gerenciamento de Crise pela Swat; Técnica de Ensino pela PMPE; Tripulante Operacional/GTA; Mergulhador Internaciona pela PMDF; foi comandante do Batalhão de Choque de 2002 a 2010; Comandante do 9º BPM de 2012 a 2014 e atualmente é Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Especial. A equipe é composta ainda pelo Tenente Pacheco, Sargentos Nascimento e Mendes e pelos Cabos J. Júnior e Manoel.

A formação tem por finalidade, potencializar as ações de rádiopatrulhamento nas ocorrências de maior gravidade, como é o caso da tentativa de roubo, que não raramente, em razão da intervenção policial, acaba resultando na tomada de reféns por parte de criminosos; da atuação de quadrilhas de infratores, entre outras ocorrências que, via de regra, extrapolam o campo de atuação do policiamento ostensivo rotineiro; ou seja, capacitar a tropa para casos de intervenção mais qualificada e profissional sem, contudo, suplantar ou prescindir da atuação da tropa especializada do Comando de Missões Especiais da PM.

O Tenente-coronel Egídio,  comandante do 15º BPM disse que esse curso é parte das ações voltadas para motivar e promover uma qualificação permanente à tropa. “Nosso intuito é formar policiais com conhecimentos especializados e atuais sobre patrulhamento e combate ao crime organizado, inclusive nos presídios, oferecendo atividades que possibilitem atualização de conhecimentos, bem como uma maior efetividade e produtividade dos operadores de segurança em ações de qualquer natureza”.

“Vamos formar uma força de pronto-emprego rápido, que irá ficar à disposição dos comandantes de batalhões. Queremos, com isso, ter a presença desse grupo no dia-a-dia nas ruas, e mesmo em casos onde se necessite a presença do Choque, que esses homens possam chegar ao local, e fazer frente a quaisquer situações que possam aparecer”, ressaltou o coronel  Pereira.

O prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso em sua fala disse que dará total apoio ao comando do Batalhão para a realização do Curso, que julga de grande importância para Bacabal e toda a região. O curso em sua grande parte acontecerá no local onde será construído no novo BPM de Bacabal a margem  da Br-316, nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal e do aeroporto José Sarney.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad