novembro 2013 - Randyson Laercio

Post Top A

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEPUTADO ALBERTO FILHO-PMDB/MA DESTINA RECURSOS FEDERAIS PARA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO ADULTAS PARA TRATAMENTO DE ENFISEMA PULMONAR

10:40 0
O deputado Alberto Filho destinou, em 2012, emenda parlamentar no valor deduzentos mil reais para financiamento de pesquisa de terapia celular para tratamento de enfisema pulmonar, uma doença crônica que atinge milhões de brasileiros fumantes. A pesquisa que já vem sendo feita a uma década tem avançado, mas ainda não chegou a finalização. Essa pesquisa é feita com células-tronco adultas em pacientes com enfisema em estado crônico.

Os recursos foram destinados ao cientista Drº João Tadeu Ribeiro Paes, dolaboratório de Genética e Terapia Celular da Universidade do Estado de São Paulo, Campus de Assis.

Para o deputado Alberto Filho “investir em pesquisa científica visando a cura de doenças crônicas como as doenças pulmonares é um dever do Estado e uma obrigação do parlamentar federal, que tem entende que o seu mandato deve também se preocupar em contribuir para ações desta magnitude, pois, a busca de cura para doenças crônicas requer muito investimento em pesquisa”.

Para o deputado maranhense, o Brasil precisa investir muito mais em pesquisa científica, principalmente em pesquisas na área da saúde. Portanto, contribuir para isso nada mais é do que obrigação do parlamentar que pensa não só nos problemas do seu Estado, mas também da nação brasileira, porque se chegarmos a cura do enfisema pulmonar, doença que traz tanto sofrimento às suas vítimas, estaremos fazendo contribuindo para isso para toda a humanidade. Quiçá que o Brasil saia na frente na cura do tratamento do enfisema pulmonar. E finalizou: “os recursos que destinei são ainda muito poucos, mas,  somados a outros que a Universidade poderá vir a adquirir, contribuirá para não deixar que essa pesquisa científica tão importante seja paralisada”.
"Esses recursos ainda não foram liberados, mas o processo de aprovação junto ao CNpQ, órgão de apoio à pesquisa ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia,  está bastante avançado e espero que não demore muito mais para não prejudicar a pesquisa que já foi iniciada", salientou o deputado Alberto Filho.
Leia Mais

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

BACABAL: NOTA DE ESCLARECIMENTO

22:28 1
Durante um evento em prol da candidatura do comunista Flavio Dino ao governo do estado do Maranhão realizado na sexta-feira dia 22 de novembro em Bacabal, um determinado parlamentar em seu pronunciamento afirmara que já destinou através de emendas R$ 16.000.000,00 (Dezesseis Milhões de Reais) para o município de Bacabal. 

Diante de tal informação, o Governo Agora Sim esclarece:
Até o presente momento não há nenhum registro de transferência de recursos paras as contas do município oriundos de emendas deste parlamentar, o que fica explicito que tais declarações não condizem com a verdade.

O Governo Agora Sim também desafia o parlamentar a provar a liberação dos valores acima citados. Deixa claro ainda que estará sempre aberto ao entendimento para que se estabeleça parcerias que tragam benefícios ao povo bacabalense.
Prefeitura de Bacabal
Governo Agora Sim
Leia Mais

FALECEU O SARGENTO DA PM LEÓTON

22:25 0
SGT LEÓTON E ESPOSA


                                                   15ª BPM- NOTA DE FALECIMENTO

É COM MUITO PESAR QUE O COMANDO DO 15º COMUNICA A TODOS O FALECIMENTO DO SARGENTO PM R/R LEÓTON ANDRADE DA SILVA, OCORRIDO NA TARDE DE HOJE, 27, NA CIDADE DE SÃO LUIS. OFICIAIS, GRADUADOS E PRAÇAS QUE CONVIVERAM COM O SGT LÉOTON, NESTE MOMENTO, SÓ LAMENTAM A SÚBITA PERDA DESTE MILITAR, DISCIPLINADO E DISCIPLINADOR, CUMPRIDOR DOS SEUS DEVERES E OBRIGAÇÕES E QUE POR 30 (TRINTA) INTERRUPTOS ANOS HONROU A BRIOSA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO MARANHÃO. QUE DEUS DÊ O CONFORTO A FAMÍLIA DO GRADUADO E TAMBÉM NOS CONFORTE DESTA LACUNA QUE SABEMOS QUE JAMAIS SERÁ PREENCHIDA. O CORPO SERÁ VELADO EM SUA RESIDÊNCIA NO CONJUNTO BOSQUE ARACATY.

QUARTEL EM BACABAL – MA, 27 DE NOVEMBRO DE 2013.

CEL QOPM – EGÍDIO AUGUSTO AMARAL SOARES
CMT DO 15º PM
Leia Mais

ENCONTRO DE BACABALENSES EM SÃO LUÍS

13:19 0
No dia 30 de novembro, sábado, na Chácara Batgol, na Rua Santa Maria nº 30 no Angelim Velho, atrás da Boogsom. Acontecerá o Segundo encontro de Bacabalenses. A entrada é uma camiseta no valor de R$ 50, 00 (cinqüenta reais) com direito a cerveja e feijoada à vontade.

A animação ficará a cargo do grupo bacabalense Maracangalha com participação especial do cantor Zé Lopes. Confirmação da presença pelos fones: (98) 8817-8472/8129-7707  com o organizador Arquimedes.
Leia Mais

terça-feira, 26 de novembro de 2013

GOVERNANDORA ROSEANA SARNEY E SENADOR JOÃO ALBERTO PARTICIPAM DE REUNIÃO E ALMOÇO COM O COMANDANTE GERAL DA PM CORONEL ZANONI PORTO E A ALTA CÚPULA DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

12:39 2
A Governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, o Senador da República, João Alberto de Sousa, o Secretário de Estado Luiz Fernando, Deputado Estadual Roberto Costa e o Presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, conselheiro Edmar Cutrim, estiveram reunidos na manhã do dia 25, com o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Coronel Aldimar Zanoni Porto e a alta cúpula da PM, composta por todos os Coronéis da instituição.






Também presente ao evento o Tenente-coronel Egídio e Major Capelão Francisco Raposo, que ali representaram como os Oficiais de Unidades do interior. O encontro aconteceu na casa do senador João Alberto.

Na pauta a segurança pública do Estado do Maranhão.  Em seu pronunciamento a governadora Roseana Sarney garantiu apoio integral ao novo Geral em suas ações, enaltecendo a Polícia Militar do Maranhão, uma instituição centenária, séria e que tem o total apoio do povo maranhense e a confiança de todas as instituições do Estado.

O Secretário de Estado Luiz Fernando, também enalteceu a Polícia Militar e disse que quanto mais houver união, cooperação entre os seus membros, mais forte se tornará, ressaltando que a corporação é composta por pessoas  sérias e comprometidas com o bem-estar da sociedade maranhense.

O Senador João Alberto, também enalteceu a Polícia Militar e a governadora pelo novo comando da  PM no estado, desejou  sucesso ao Coronel Zanoni  e que o novo comandante e a PM sempre terão o seu apoio. 

Ato contínuo o Deputado Estadual Roberto Costa (Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa), enfatizou que o legislativo maranhense também confia e está ao lado do novo comando da Polícia Militar.

Em seu pronunciamento o Coronel Zanoni, agradeceu a todos, em especial a Governadora Roseana Sarney,  disse que todo o Estado do Maranhão, está sendo mapeado a exemplo da capital e que fará de tudo para honrar a confiança depositada a sua pessoa, desenvolvendo um serviço de qualidade, devolvendo ao povo maranhense, aquele sensação de segurança tão almejada por todos
Leia Mais

ROBERTO COSTA E ALBERTO FILHO RECEBEM APOIO DE LUÍS OSMANI EM LAGO DA PEDRA

11:45 0
Durante reunião realizada na noite deste último sábado, 23, na cidade de Lago da Pedra, o ex-prefeito da cidade, Luís Osmani, declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Roberto Costa e do deputado federal Alberto Filho, ambos do PMDB. O encontro aconteceu em sua residência e contou com a presença de grande número de simpatizantes, lideranças políticas e correligionários.




Entre os presentes estavam também o senador João Alberto; o ex-prefeito de Igarapé Grande, Breado; os vereadores Moisés do Lago Preto, Zé Orlando e Ariel do Crediário; Dr. Neguinho; vereador de Bacabal, Melquíades; Vicente da Farmácia; o ex-secretário de saúde, Dr. Neguinho.

A ligação política entre Osmani e o senador João Alberto favoreceu a ida dos pré-candidatos a reeleição - Roberto Costa e Alberto Filho -, para fortalecer o projeto político do PMDB para as eleições de 2014-2016 no munícipio. Entre as prioridades da secção local do partido está também o apoio ao candidato à sucessão do governo do Estado, o atual secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando.

Sendo o maior líder da oposição no município, Luís Osmani ressaltou que não medirá esforços solidificar a aliança e defende a parceria como benéfica para o município. “Essa parceria com os deputados irá fortalecer não só o nosso partido, mas também o município de Lago da Pedra. A governadora Roseana Sarney já tem feito um trabalho muito forte na região, com a construção de estradas, hospitais e investimentos importantes e necessários para o Médio Mearim”, afirmou.

Roberto Costa recordou que esteve no município durante a filiação de Osmani no PMDB, e afirmou que o compromisso com a população de Lago da Pedra está só começando. “Quero dizer a vocês da nossa alegria, da nossa satisfação em estar mais uma vez aqui, e desta vez, iniciando um compromisso com a população de Lago da Pedra, um compromisso que só tem dia para começar. Esta reunião é mais que a sinalização de uma relação de compromisso e companheirismo, e efetivará e se estenderá muito além das eleições”, afirmou Costa.


O senador João Alberto afirmou que o apoio do ex-prefeito é um diferencial para o projeto político do partido em Lago da Pedra e anunciou a possibilidade de Osmani candidatar-se para 2016. “O apoio do Luís Osmani evidentemente tem uma dimensão diferente. E, estaremos juntos não só nas eleições de 2014, mas também na sua candidatura em 2016, porque não deixamos nossos companheiros no meio do caminho. Lutamos juntos até o final!”, finalizou João Alberto.
Leia Mais

POLÍCIA MILITAR REALIZA PRISÕES DE PESSOAS SUSPEITAS DE COMETIMENTO DE ASSALTOS NA CIDADE DE BACABAL.

11:23 0
Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar, prenderam na manhã do dia 25, após levantamentos precisos do Serviço de Inteligência  (SI), os indivíduos ANTONIO LIMA DE MACEDO “Tomtom”, 26 anos, residente na Avenida Brasil, Mangueira; CÁSSIO DA SILVA FERRREIRA, 19 anos, residente na Rua Armando Filho, Trizidela e apreenderam o menor  J. R. S. N., 17 anos, residente na Avenida dos Araújos, também no Bairro Trizidela, Bacabal.
ANTONIO TOM TOM


CÁSSIO DA SILVA

J.R.S.N 17 ANOS


O menor é filho de OSVALDO VIANA, acusado de tráfico, preso em junho deste ano.  Com exceção de Tomtom, preso no Terminal Rodoviário, todos foram encontrados em suas residências.

O trio segundo levantamentos da polícia é acusado de diversos delitos como assaltos a residência, estabelecimentos comerciais, pessoas e furtos, inclusive, sendo reconhecidos através de filmagens e fotografias por algumas de suas vítimas. Um dos últimos assaltos praticados pelo trio teria sido a um  motel da cidade, localizada na Br-316, no perímetro urbano.
MATERIAIS APREENDIDOS


Alguns funcionários teriam reconhecido os mesmos.Outra prisão também aconteceu na manhã do dia 25, foi conduzido ao Distrito Policial JOSÉ DA SILVA VIEIRA “Dudé”, 23 anos, residente na Rua Ena Araújo, Trizidela, onde foi preso. DUDÉ, como é conhecido, é considerado de alta periculosidade e também foi reconhecido através de filmagens como o autor de assalto a um estabelecimento comercial. 

Todos os acusados foram entregues a autoridade competente para os trâmites que o caso requer.Outra prisão também aconteceu na manhã do dia 25, foi conduzido ao Distrito Policial JOSÉ DA SILVA VIEIRA “Dudé”, 23 anos, residente na Rua Ena Araújo, Trizidela, onde foi preso. DUDÉ, como é conhecido, é considerado de alta periculosidade e também foi reconhecido através de filmagens como o autor de assalto a um estabelecimento comercial.  Todos os acusados foram entregues a autoridade competente para os trâmites que o caso requer.
Leia Mais

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

GOVERNADORA, DETRAN E PREFEITOS ASSINAM CONVÊNIO DE OPERACIONALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

20:35 0
A governadora Roseana Sarney, o diretor geral do Detran-MA, André Campos, e prefeitos de 14 municípios maranhenses assinaram, na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio dos Leões, os convênios de operacionalização dos serviços do sistema de trânsito dos municípios.
Além dos prefeitos dos municípios estiveram presentes na solenidade, os secretários Aluísio Mendes (Segurança Pública), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), João Abreu (Casa Civil), além do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Aldimar Zanoni.
Em seu discurso, a governadora saudou todos os presentes e lembrou que os municípios dão um importante passo em direção à segurança no trânsito. “O convênio assinado aqui dá aos 14 municípios competência para operacionalização do sistema de trânsito. A partir de agora, os veículos desses municípios passarão a ter uma organização e fiscalização mais eficiente”, enfatizou.
Roseana Sarney lembrou que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 84% dos leitos dos hospitais públicos do Maranhão são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motos. “ Nós colocamos técnicos do Detran para orientar e apoiar os municípios na operacionalização do sistema. Nossa prioridade é a vida”, afirmou a governadora.
Durante a cerimônia, o diretor geral do Detran-MA, André Campos, destacou a importância dos convênios para a melhoria do trânsito maranhense. “O principal objetivo do convênio é organizar e planejar o trânsito diminuindo o número de acidentes”, ressaltou.
Municípios
Ao todo, 14 municípios assinaram o convênio para operacionalização do trânsito: Arari, Axixá, Açailândia, Balsas, Caxias, Estreito, Icatu, João Lisboa, Passagem Franca, Santa Helena, Santa Inês, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Viana.
O prefeito de Viana, Francisco Gomes, agradeceu a iniciativa do governo e ressaltou a importância do convênio para o desenvolvimento de campanhas educativas. “Temos aqui representantes de vários municípios que sofrem o mesmo drama, o alto número de acidentes no trânsito. Com esse convênio, nós poderemos desenvolver campanhas educativas, focando nossa atenção não só na pedagogia da punição efetiva, mas na disciplina por meio da educação para o trânsito”.(Blog do Neto Ferreira).
Leia Mais

FILHO MATA A PRÓPRIA MÃE NO BAIRRO TRIZIDELA EM BACABAL

01:58 0
MARIA EUNICE SENA DE SOUSA(VÍTIMA)
O crime aconteceu na tarde de ontem(domingo,24) no Alto da Torre na Trizidela na cidade de Bacabal.
 Maria Eunice Sena de Sousa 62 anos foi assassinada a  golpes de punhal nas costas desferidos pelo seu próprio filho identificado como João Filho Sousa da Cruz, após ele ter discutido com a mesma.
FRANCIANE SOUSA

Segundo Franciane Sousa de Oliveira, filha da vítima e irmã do acusado o mesmo estava completamente drogado quando agrediu e matou a mãe.


JOÃO FILHO SOUSA(ACUSADO)
Ainda de acordo com informações de Jarbas Batista  delegado de polícia que estava de plantão  o acusado negou a autoria do crime. Mesmo assim João Filho foi autuado em flagrante delito e encaminhado para a UPR(Unidade Prisional de Ressocialização ) no Povoado Piratininga. Veja agora o que ele disse à nossa equipe de reportagem:

Leia Mais

domingo, 24 de novembro de 2013

ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/15º BPM PARTICIPAM DE OFICINA DE ABORDAGEM A VEÍCULOS E ARMAMENTO

20:51 0
No último dia 22 os alunos do Curso de Formação de Soldados PM/2013 e que estão sendo formados no 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal participaram de uma Oficina sobre abordagem a veículos e armamento. As instruções foram repassadas pelo Capitão PM Cristiano, auxiliado pelo Tenente Fernandes e Aspirante Nóbrega. Toda a instrução foi coordenada pelo Tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM.




Os treinamentos fazem parte da grade curricular do CFSD e têm por objetivo capacitar os alunos do curso de formação de Soldados para atuarem na prevenção, repressão qualificada e promoção social, para executar o policiamento diuturno nos aglomerados, vilas e áreas de risco onde existam, ou emergindo focos de associações delituosas voltadas para a quebra da paz social, dentre outras situações.

Todos os alunos passaram pelo treinamento de abordagem com o objetivo de proporcionar a difusão do conhecimento adquirido, bem como de aprimorar técnicas para aplicá-las na prática para fins de melhor executar as atividades operacionais. “A Corporação necessita cultuar valores não apenas para a sua sobrevivência organizacional, mas também para sua própria formação doutrinária, tomando assim precauções referentes à sua própria segurança no exercício de sua missão Constitucional com o propósito de se tornar mais latente a padronização de procedimentos no tocante as ações policiais de abordagem visando, acima de tudo, a busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição”, ressaltou o comandante O Tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM.

Dentre as várias abordagens treinadas e realizadas pelos alunos, com certeza a abordagem a veículos suspeitos é considerada por profissionais da área uma das mais complexas. Esse tipo de abordagem é uma das tarefas mais difíceis na ação policial. As ações do marginal no interior do veículo não são observadas facilmente. Quem garante que as pessoas que estão dentro do carro a ser abordado não estão armadas? Importa salientar ainda que poderão existir no interior do veículo cidadãos tomados como reféns, o que exige do policial militar cuidado e discernimento na tomada de decisão, enfatizou o Capitão Cristiano.

Os alunos também participaram de treinamento com armamento, em especial a PT. 40, usada no dia-a-dia no serviço policial militar, uma vez que durante as operações o policial pode se deparar com situações em que o correto uso da arma de fogo é um grande aliado para o que no final tudo a ocorrência sem maiores problemas, explica o Tenente Fernandes.  

Para o Aspirante Nóbrega, as técnicas de uso correto  da arma a qual se usa também é um dos principais fatores na preservação da vida. "A familiaridade com arma e a prática regular proporcionarão mais segurança e tranquilidade ao PM que se envolver numa ocorrência o qual é necessário fazer o disparo". Os alunos também aprenderam a montagem e desmontagem da PT .40 em primeiro escalão 
Leia Mais

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ALUNOS DE BACABAL SÃO PREMIADOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

13:12 0
No dia 08 de novembro de 2013, a Prefeitura Municipal de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega das medalhas aos 23 alunos das escolas municipais premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica-OBA! A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira-SAB em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais. Participam da OBA alunos de todos os series do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. A entrega de medalhas foi um evento grandioso e de muita importância para nosso município. Para participarem da OBA, os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental realizaram no dia 10/05/2013, provas de Nível I e II sobre Astronomia, Astronáutica e Energia, além de atividades práticas e observacionais realizadas nas escolas sob a orientação do gestor e de professores. Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, participaram da XVI OBA/2013, 8.974 escolas com 62.993 professores e quase 800.000 alunos de todo o Brasil. A cerimônia pública para a entrega de medalhas e cerificados em Bacabal, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação-SEMED e contou com a presença de autoridades municipais, prefeito, vereadores e secretários além de gestores, professores e pais de alunos.
Os alunos, professores e gestores das escolas U.E.F. Rodrigues NevesU.E.F. Maria Helena Cassiano da rede municipal de ensino, estão de parabéns pelos excelentes resultados obtidos na XVI OBA! A vitória dos alunos da rede municipal de ensino é uma prova de que o Governo Agora Sim investe no conhecimento e prioriza a educação como principal instrumento de desenvolvimento.( Assecom).
Leia Mais

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM BACABAL

13:08 1
Equipe de investigadores da 16ª Delegacia Regional, em Bacabal, coordenados pelo delegado Carlos Alessandro Rodrigues Assis, cumpriu três mandados de prisão na última quarta-feira (20).

Por volta das 9 h, foi preso na Vila das Almas, Gilson Nunes de Moraes, 27 anos. Contra ele havia dois mandados de prisão, um com sentença condenatória expedido pela Comarca de Barra do Corda, por um homicídio ocorrido em março de 2010,  e outro expedido pela Comarca de Bacabal, pelo juiz Celso Pinheiro Júnior, por um homicídio em setembro deste ano.

Na Rua Teixeira Freitas, Bairro Centro foi preso Vilson Alves do Nascimento, de 45 anos. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo juiz José Duarte Goulart Júnior com sentença condenatória pelo crime de tráfico e associação para o tráfico na cidade de Bom Jardim, no ano de 2008. A sentença é de cinco anos.

No período da tarde, foi preso Anderson Araújo dos Reis, de 23 anos, “Borô”, em cumprimento a um mandado de prisão, expedido pelo juiz Joselmo Sousa Gomes, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. A prisão foi no Bairro da Areia. Anderson já responde a vários inquéritos por assaltos na cidade de Bacabal.

Gilson Nunes de Moraes, Vilson Alves do Nascimento e Anderson Araújo dos Reis foram encaminhados à 16ª delegacia regional. Gilson e Anderson estão custodiados na Unidade Prisional de Bacabal. Vilson foi recambiado à cidade de Bom Jardim, onde vai permanecer detido à disposição da justiça. 
Leia Mais

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ROBERTO COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A DESATIVAÇÃO DO "CADEIÃO" DE ROSÁRIO

16:39 0
O presidente da Comissão de Segurança, da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP), com o secretário Sebastião Uchôa, e a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes. O encontro, que aconteceu por intermédio do parlamentar, tinha por finalidade discutir a possibilidade de desativação do “Cadeião” de Rosário, atendendo assim uma solicitação da população rosariense.


O “Cadeião” de Rosário funciona nas antigas instalações da Delegacia de Polícia Civil e atualmente abriga uma carceragem com mais de 80 presos, oriundos de diversos municípios da região do Munim. O problema é que a unidade está instalada dentro do perímetro urbano, próximo a um ginásio poliesportivo, um parque folclórico onde são realizados eventos culturais e, principalmente, ao lado da Unidade de Ensino Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, que atende cerca de 300 crianças com idade entre 06 e 12 anos.

A prefeita acompanhada pelo vereador Pedrosa Filho (Necó), secretários municipais, e uma comitiva com cerca de 30 pessoas entre: professores, assistentes administrativos e mães de alunos da escola Sítio do Pica Pau Amarelo, discorreram sobre as problemáticas que vêm enfrentando em decorrência da proximidade com a unidade prisional. “A escola já existe há 25 anos no local, e há 8 anos chegou o “Cadeião” regional. A poucos dias aconteceu um motim, que deixou nossas crianças assustadas. Muitas não querem mais retornar à escola. Assim, viemos pedir a desativação do “Cadeião”, para que seja transferido para outra localidade”, reivindicou Irlahi Moraes.

O deputado Roberto Costa acompanhou toda a reunião e defendeu a desativação do “Cadeião”. “Estamos buscando junto ao secretário Uchôa uma saída. Diante do discutido, é evidente a necessidade de fechamento do Cadeião, e as providências deverão ser tomadas logo nos próximos dias. A governadora Roseana Sarney tem dado prioridade ao Sistema Penitenciário, implantando políticas públicas para intensificar os projetos de ressocialização dos apenados e o monitoramento dos presídios, criou a Academia para o treinamento de agentes penitenciários, irá construir unidades prisionais regionais, entre outras ações”, esclareceu.

Para o secretário Sebastião Uchôa ficou clara a necessidade de desativação da unidade e elencou, junto aos secretários-adjuntos Kécio Rabelo e Hamilton Louzeiro, ações emergenciais que deverão ser executadas a partir de segunda-feira. “Diante do exposto entendemos que é preciso desativar o “Cadeião”. Vamos agendar visita na próxima semana com uma equipe multidisciplinar para verificar o que poderemos adequar até aguardar a construção de uma nova unidade regional, que deverá ser discutida também com aos prefeitos de toda a região do Munim”, ressaltou.
Leia Mais

SÃO LUÍS GONZAGA: AUMENTO IRREGULAR DE SUBSÍDIOS DE VEREADORES MOTIVA ACP POR ATO DE IMPROBIDADE

16:23 0
A Promotoria de Justiça da Comarca de São Luís Gonzaga do Maranhão (localizada a 253km da capital) propôs, em 14 de novembro, Ação Civil Pública por ato de improbidade contra vereadores e ex-vereadores, que aprovaram aumento irregular nos seus subsídios, causando prejuízos ao município. Ajuizou a manifestação o promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira.

São réus na ação Antonia Hermenegilda Canuto (vereadora), José Matias dos Santos (vereador), Francisco Lopes de Castro (vereador), Sandra Oliveira Ferreira (ex-vereadora), Raimundo Oliveira de Andrade Filho (ex-vereador) e Raimundo Nonato Cutrim de Oliveira (ex-vereador).

Em 28 de dezembro de 2012, todos os referidos réus exerciam mandato no Legislativo Municipal e aprovaram, por unanimidade, a Resolução nº 05/2012, que autorizou o aumento dos subsídios dos vereadores de São Luís Gonzaga, ato que contrariou o artigo 29, inciso VI, da Constituição Federal, conforme explicou o promotor de justiça na ACP: “a fixação de subsídio de prefeito, vice-prefeito e vereadores, só poderá ser aprovada para ter vigência no mandato seguinte, antes de se saber quem os exercerá, em homenagem ao princípio da moralidade, que por certo deve pautar a atuação pública”.

Lindemberg Malagueta Vieira enfatizou também que, embora o aumento tenha sido aprovado em 2012 para ter vigência de 2013 a 2016, não foi observado o princípio da anterioridade, que legitima a votação de reajuste de subsídio somente antes das eleições municipais, pois foi aprovado no mês de dezembro, após o pleito que define a composição da Câmara e escolhe o administrador municipal.

O aumento irregular causou, até novembro de 2013, prejuízo ao erário no valor de R$ 94.371,53. “Os requeridos afrontaram os deveres de honestidade, legalidade e lealdade, traindo a confiança que lhes foi depositada pelos munícipes, para representar os seus interesses”, afirmou, na ação, o promotor de justiça.


PEDIDOS
Como medida liminar, o Ministério Público do Maranhão requer da Justiça a determinação da indisponibilidade dos bens pertencentes aos réus para englobar o valor de R$ 240.218,44, com a finalidade de garantir o ressarcimento dos danos materiais e morais causados ao Município de São Luís Gonzaga, conforme prevê a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

Além desta sanção, a Promotoria solicita a condenação de Antonia Hermenegilda Canuto, José Matias dos Santos e Francisco Lopes de Castro à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo período de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial, pagamento de até duas vezes o valor do dano, e de até 100 vezes a remuneração recebida pelo agente, proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de 10 anos.

Para os ex-vereadores Sandra Oliveira Ferreira, Raimundo Oliveira de Andrade Filho e Raimundo Nonato Cutrim de Oliveira, o MPMA pede as seguintes penalidades: perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano, e de até 100 vezes a remuneração recebida pelo agente, proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de cinco anos.

Todas as sanções são previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
Leia Mais

HOMEM ACUSADO DE PLANEJAR A MORTE DE POLICIAIS MILITARES É PRESO EM VITORINO FREIRE – MA.

13:38 0
Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar que trabalham na cidade de Vitorino Freire – MA, sob o comando do Sargento PM B. Costa, prendeu na tarde do dia 20, ás 11h40minutos o indivíduo NATANAEL NASCIMENTO LIMA, 28 anos, residente na Rua José Patrício de Sousa. Em poder do mesmo a PM encontrou 02 (dois) rifles, calibre. 44; 01 (um) celular; 02 (duas) munições calibre. 38; 01 (um) cordão de cor amarelo; porta-cédula e documentos pessoais.
SGT B COSTA

B COSTA, CB ROODNEY E CB BATISTA

NATANAEL NASCIMENTO



Quando foi preso, NATANAEL estava em companhia da senhorita AMANDA LOPES ARAÚJO, que também foi conduzidaSegundo levantamentos do Serviço de Inteligência (SI), o acusado NATANAEL, estaria tramando a morte de policiais militares. Que inclusive a morte do Sargento B. COSTA, custaria R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). A cidade de Vitorino Freire, ultimamente, vem sendo alvo de ocorrências policiais onde as vítimas são policiais. 
AMANDA LOPES

No mês de agosto foi morto por um traficante o Agente da Polícia Civil de nome Elvídio. Já no mês de outubro foi assassinado por assaltantes o Sd PM OsvaldoSegundo informações do comandante do policiamento local, Sargento B. Costa, uma pessoa mantida em sigilo o teria procurado e relatado do plano para o assassinarem. Diante do alerta e dos levantamentos do SI, NATANAEL, foi localizado e preso.

Ao ser detido negou todas as acusações. Porém, numa revista minuciosa, foi encontrado em poder dos mesmos as armas já citadas. O acusado foi apresentado a autoridade competente para as medidas que o caso requer. Também participaram da operação os Cabos Roodney e Batista.

(Informações do 15ª BPM)
Leia Mais

GOVERNO AGORA SIM FAZ A ENTREGA DE 230 KITS AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

07:25 0
Depois de conceder gratificações e adicional de insalubridade elevando os vencimentos dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Endemias de um salário mínimo para R$ 1.351,00, o prefeito de Bacabal José Alberto Veloso e o Secretário de Saúde do município Hidalgo Léda fizeram nesta quarta-feira 20 de novembro a distribuição de 230 Kits aos Agentes Comunitários de Saúde. 


Cada kit consta de 01 balança para pesagem das crianças, lápis, caneta, borracha, apontador, prancheta, 02 camisetas e protetor solar para que os chamados “Soldados da Medicina Preventiva” possam desempenhar suas atividades com eficiência.

“A prevenção das doenças é bom para todos, diminui o fluxo de pessoas nos hospitais, reduz os custos para o município que passa a dispor de mais recursos para investir no setor”. Disse o Secretário de Saúde Hidalgo Léda.

A solenidade de entrega dos kits ocorreu na associação dos próprios Agentes Comunitários de Saúde onde foi oferecido um coquetel aos presentes.
Leia Mais

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AGED ALERTA CRIADORES PARA QUE VACINEM SEU REBANHO CONTRA A FEBRE AFTOSA DENTRO DO PRAZO OFICIAL DE CAMPANHA

21:34 0
Termina oficialmente no próximo dia 30 a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) alerta os criadores que, dessa vez, não há possibilidade de prorrogação da campanha e, aqueles que não obedecerem o período determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, receberão sanções que vão de multa ao impedimento da movimentação do rebanho fora dos limites da propriedade.




“Nas últimas campanhas houve uma flexibilização do prazo de vacinação, estendendo-se o encerramento por mais 10 ou 15 dias. Nesta etapa não há essa possibilidade, porque temos que cumprir rigorosamente os prazos acordados com o MAPA, visto que estamos na expectativa de receber a certificação internacional de zona livre de febre aftosa, o que deve acontecer em maio”, explicou Cláudio Azevedo, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

O secretário lembrou, ainda, que o rebanho maranhense precisa ser imunizado, porque, segundo ele, “ainda teremos que nos preparar para uma auditoria realizada por uma comitiva europeia, que virá ao estado verificar o cumprimento de todas as exigências sanitárias necessárias”.


Possuidor do 2º maior rebanho bovino do Nordeste e o 3º maior rebanho bubalino do país, o Maranhão tem o compromisso de vacinar mais de 7,5 milhões de cabeças de bois e búfalos até o dia 30 de novembro. Após esse prazo o criador tem mais 15 dias para comprovar a imunização do rebanho no escritório da Aged, onde a propriedade está cadastrada. “Por estarmos em área livre de febre aftosa com vacinação, de reconhecimento nacional, é fundamental que os criadores continuem a vacinar a totalidade do seu rebanho de bovinos e bubalinos, dentro do prazo de campanha”, frisou o responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Maranhão, Adriano Moura.

O criador que não vacinar seus animais não poderá solicitar a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela AGED para que possa circular com seus animais fora da propriedade. E os que deixarem para adquirir a vacina a partir do dia 1º de dezembro, só poderão comprá-la mediante autorização da agência agropecuária, pois as casas de revenda não poderão mais vendê-la. Além disso, os criadores inadimplentes serão multados em R$ 200,00, mais R$ 5,00 por cabeça não vacinada. “Logo em seguida ao encerramento da campanha, nossas equipes estarão em campo buscando os inadimplentes e garantindo o alcance da nossa meta de cobertura vacinal”, garante o diretor geral da AGED, Fernando Lima.

Vacinas

A venda de vacinas contra a febre aftosa está sendo realizada em estabelecimentos comerciais cadastrados e autorizados pelo MAPA, que também determina a quantidade de doses a ser comercializada em cada estado.

Somando a etapa anterior e a atual da campanha de vacinação, os revendedores autorizados receberam 14.746.710 doses para serem comercializadas aqui e em estados vizinhos, como Pará, Tocantins e Piauí. “Na primeira etapa tivemos problema de desabastecimento de vacinas nos estabelecimentos revendedores, mas, dessa vez, o estoque é mais do que suficiente para atender a demanda do estado”, pontuou Fernando Lima.

Fonte: Sagrima/Aged 
Leia Mais

DEPUTADO ROBERTO COSTA PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NA ESMP

21:25 0
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (AL), deputado Roberto Costa, participou na manhã desta terça-feira, 19, na Escola Superior do Ministério Público (ESMP) do Maranhão, de reunião para discutir soluções emergenciais para problemas da segurança pública no Estado. Na ocasião, o parlamentar representava o presidente da AL, Arnaldo Melo.

O encontro, que foi idealizado pela procuradora de justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho, diretora da ESMP, reuniu membros do MPMA e representantes do Poder Público com a finalidade de unir os esforços das instituições e órgãos envolvidos com a segurança pública para o desenvolvimento de ações conjuntas. "A ideia é apresentar sugestões com abrangência em todo o Maranhão", completou.

Diversas proposta foram discutidas, entre elas a possibilidade de um projeto a longo prazo para corrigir os problemas da área. Roberto Costa enfatizou o empenho da Assembleia em participar das discussões que tratem do tema. “A Assembleia, através da sua Comissão de Segurança Pública, está engajada na busca de soluções que proporcione melhorias para a área da segurança pública. É importante trabalharmos juntos, discutindo e planejando ações preventivas”, destacou o parlamentar.

Além do parlamentar e a diretora da ESMAP, estiveram presentes a procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda e os promotores de justiça Reginaldo Junior Carvalho, que representou a procuradora-geral de justiça, Regina Rocha, Cláudio Guimarães, Ronald Pereira dos Santos e José Osmar Alves. Compareceram também à reunião o representante da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luís Antônio Pedrosa, e o comandante da Guarda Municipal, George Bezerra.
Leia Mais

PRESÍDIOS DE SÃO LUÍS ESTÃO PROIBIDOS DE RECEBER PRESOS DO INTERIOR

21:18 0
O juiz Roberto de Paula, que responde pela 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, determinou através da Portaria nº 105/2013 a interdição parcial de todas as unidades prisionais de São Luis para recebimento de presos provisórios e definitivos, salvo dos Termos Judiciários da Comarca da Ilha de São Luís, até que sejam feitas as reformas e construções anunciadas para superar a superlotação e o domínio das facções criminosas.

Para elaborar o documento, Roberto de Paula destacou que o governo do Estado decretou, em outubro deste ano, o estado de emergência no sistema penitenciário do Maranhão, pelo período de 180 dias. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou a construção de um presídio de segurança máxima na capital, bem como a recuperação dos já existentes, a reforma e ampliação das unidades de Coroatá, Codó e Balsas e a conclusão da construção do presídio de Imperatriz.

O secretário anunciou, ainda, diversas obras em Açailândia, Pedreiras, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Brejo, com a previsão de que, até dezembro do ano que vem, sejam criadas mais 2.800 vagas em unidades prisionais maranhenses, eliminando o déficit carcerário no Maranhão. “Levamos em consideração, também, o fato de que até a construção e reforma de unidades prisionais no Complexo Penitenciário de São Luís, as unidades permanecerão com superlotação insuportável e desumana”, ressaltou o juiz.

“Essa superlotação torna inadmissível que as unidades prisionais da capital continuem recebendo diariamente presos provisórios e definitivos do interior do Estado, eis que só fomenta mortes e violência entre os presos”, continuou Roberto de Paula.
(Informações da Corregedoria de Justiça)
Leia Mais

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONTRA-ATAQUE! PT QUER PROCESSAR JOAQUIM BARBOSA

19:31 0
O PT estuda pedir ao Senado para entrar com representação contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, por crime de responsabilidade.
Os petistas avaliam que Barbosa feriu a Constituição ao permitir que parte dos réus do mensalão começasse a cumprir as penas em regime fechado, mesmo condenados ao semiaberto –como é o caso de José Dirceu e José Genoino.
O partido também tem outros dois argumentos contra Barbosa: o fato de os réus não estarem cumprindo as penas em seus domicílios e José Genoino estar recebendo tratamento médico adequado no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está detido desde sexta-feira (15).
Pela Constituição, o Senado é a instituição que tem poderes para investigar ações do Supremo em casos de crimes de responsabilidade. Se o processo for aberto, ele pode resultar no impeachment de Barbosa, entre outras sanções ao presidente do STF.
O PT busca o apoio de partidos governistas para assinarem em conjunto um pedido de informações ao Supremo –pontapé inicial para a abertura da ação.
A ideia da representação contra Barbosa foi apresentada durante reunião da presidente Dilma Rousseff com líderes aliados, no Palácio do Planalto, realizada nesta segunda-feira (18). Segundo relato de líderes que participaram do encontro, Dilma desestimulou a eventual ação contra Barbosa.
INFORMAÇÃO  FOLHA DE SP
Leia Mais

COMANDANTE DA PMMA VISITA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA

19:14 0
A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, recebeu, na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), a visita do novo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre o MPMA e a Polícia Militar e aumentar a parceria institucional nas ações de prevenção e combate à criminalidade.


Regina Rocha enfatizou os altos índices de criminalidade, sobretudo na região metropolitana de São Luís, e a necessidade de uma resposta da força pública para debelar as ações criminosas. A procuradora solicitou ao comandante da PM que informe as medidas adotadas para a prevenção e combate à criminalidade. “A população precisa de ações emergenciais para aumentar a segurança pública”.

Na avaliação do corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, as instituições devem agir de forma conjunta para combater a criminalidade. “A sociedade está em pânico e clama por uma resposta contra a onda de violência. O Estado não pode ficar abaixo dos bandidos”.

Para o coronel Zanoni Porto, a reunião teve um saldo positivo pois demonstra o esforço conjunto de cooperação entre as instituições. Como primeira medida, foi acertado o intercâmbio entre as ações de inteligência e segurança do MPMA, por meio do Gaeco, e da PM. “Vamos estabelecer uma cooperação efetiva entre os serviços de inteligência e a padronização de procedimentos na área de segurança pública”.

AUTORIDADES
 O subcomandante da PM, coronel João Nepomuceno, o coronel Gonçalo e o capitão Berredo também participaram do encontro. Do Ministério Público, estiveram presentes o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues; o diretor-geral da PGJ, Luís Gonzaga Martins Coelho; o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Fabíola Fernandes Ferreira, além dos promotores de justiça Doracy Moreira Reis Santos, Gladston Fernandes de Araújo e Marcos Valentim Pinheiro Paixão.
Leia Mais

A QUEM A TV MEARIM PENSA QUE ENGANA?

11:00 0
Indiscutivelmente a Secretaria Municipal de Saúde tem de tomar providências em relação à gravíssima denúncia feita durante o programa Parlamento, apresentado pelo advogado Bento Vieira, no último sábado (16), na TV Mearim.

Por ele, foi mostrada uma folha de papel em que já havia sido impressos textos de algum trabalho escolar ou coisa parecida. Segundo diz o advogado, um médico do sistema de saúde pública do município (ele não soube precisar quem) teria usado essa folha para receitar remédio a um paciente, identificado como Marcelino Costa, morador da zona rural.

De acordo com o que se pode observar nas imagens, o profissional não se deu o trabalho de pelo menos usar o outro lado da folha. Por cima mesmo do texto que já estava impresso ele prescreveu a medicação e assinou. Entretanto, não usou nenhum carimbo que pudesse lhe identificar. Fato gravíssimo!

Feita a justa denúncia, Bento Vieira foi bem mais além e não poupou críticas a gestão do atual prefeito Zé Alberto, chegando inclusive a pedir para o mesmo renunciar o mandato no final do ano.

Entre as falhas da gestão ele apontou os buracos nas ruas e as precariedades nas áreas da saúde, educação e limpeza pública.

No encerramento do programa ele deixou claro que não se calaria, e se a direção e o proprietário da emissora o impedisse de falar, ele utilizaria outros meios.

Bento Vieira sabia do que estava falando, pois ele é profundo conhecedor dos conchavos politiqueiros e financeiros que há por trás do silêncio daquela TV.

Adquirida em 1997, assim que o então prefeito José Vieira Lins assumiu seu primeiro mandato, a TV Mearim, por ter sido pioneira, sempre teve grande audiência.

Talvez nem ele imaginasse, mas de todos os bens que adquiriu (e não foram poucos) enquanto governou o nosso município, a compra de uma emissora de televisão é ainda hoje o que lhe mantém vivo politicamente.

Vaias ou aplausos vêm conforme seus interesses e seu temperamento explosivo.

Muda de opinião como quem muda de roupa.

Já apoiou, por exemplo,  para deputado estadual Pedro Alves (1998), Dr. Elígio Almeida (2002), Fátima Vieira (2006) e por último Carlinhos Florêncio (2010).

Em todos os casos o rompimento não demorou acontecer e, nem a filha, Fátima Vieira, suportou a pressão.

De quem falava maravilhas em cima dos palanques passou a atacar sem dó nem piedade e sempre tendo como arma sua TV.

Muito embora não tenha cumprido ordens, o caso do advogado Bento Vieira faz parte da mesma corrente.

Quem não se recorda que foi ele um dos mais severos críticos dos dois ex-prefeitos?

Bordão como: “Zé Vieira paga os funcionários!” e duríssimas críticas feitas à administração Dr. Lisboa também tiveram a mesma repercussão em suas épocas.

Não sei se por coincidência, mas a verdade é que não foi preciso em nenhum dos casos esses gestores resolverem os problemas da cidade para silenciar Bento Vieira.

A contratação dos seus bons trabalhos advocatícios parece ter sido o suficiente.

Suficiente inclusive para fazer Bento Vieira esquecer que seus clientes têm enorme parcela de culpa da situação que Bacabal vive hoje. Dr. Lisboa, por exemplo, foi condenado na semana passada a devolver aos cofres públicos do município mais de meio milhão de reais. R$ 633 mil que seguramente foram desviados para outros fins que não a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Em seu programa Bento também não citou ou não se indignou com o fato da Polícia Federal ter constatado transações financeiras entre a administração do seu atual cliente Raimundo Nonato Lisboa com o agiota Pacovan no valor de R$ 7,5 milhões. Dinheiro esse que tinha como destino a área da saúde.

A verdade é que os problemas são muitos e precisam urgentemente ser resolvidos pelo atual gestor, afinal já se foi quase um ano. Mas o que a população não pode engolir é o engodo dos dois últimos ex-prefeitos que cinicamente querem se esquivar dos problemas como se não tivessem boa parcela da responsabilidade.

Um é “ficha suja” e inelegível. O outro nem bem começou a ser investigado já pode ser considerado o mentor da maior cadeia de corrupção que a cidade já viu.

Se alguém tem que punir ou apontar os erros do atual administrador, certamente não são eles dois nem seus bandos.

Agora Zé Alberto, vossa excelência precisa ouvir mais o povo nas ruas e menos seussanguessugas. Esses querem mais é que o povo se exploda e sua carreira política pode acabar indo junto!

Blog do Sérgio Mathias
Leia Mais

Post Top Ad