setembro 2013 - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COMEÇA EM BACABAL A COPA RURAL 2013

18:27 0
No último sábado (28), foi realizada a abertura da Copa Rural 2013, a SEDEL juntamente com a SEJUV realizaram simultaneamente no polo Bacabal e Centro do Cirilo a abertura da competição. 

Este momento foi prestigiado pelo Prefeito José Alberto, Dep. Federal Alberto Filho e os vereadores Gleydson Santos, Erivelton Martins e Edivan Brandão, que destacaram a importância do evento para a zona rural do município e parabenizaram as secretarias pela organização do evento.

Na oportunidade o Prefeito José Alberto reafirmou a disposição em trabalhar em prol do esporte do nosso município. Já o Dep. Alberto Filho destacou a parceria com a prefeitura, onde esta isentou o pagamento da taxa de inscrição, e a sua colaboração doando as equipagens para todas as equipes participantes juntamente com o Dep. Roberto Costa, Sen. João Alberto e vereadores.

Wellington do Povoado Bom Jesus, declarou “Estamos muito felizes pelo que o prefeito José Alberto e o Dep. Federal Alberto Filho tem feito por nós. 

Obrigado por dispensarem a taxa de inscrição, nos doarem as equipagens e não cobrarem os ingressos. Pois antigamente até os ingressos eram cobrados e a arbitragem também.(Informações da ASSECOM).
Leia Mais

EX ASSESSORES DO GOVERNO LISBOA AMEAÇAM CONTAR TUDO SOBRE O ESQUEMA DOS R$ 7,5 MILHÕES

12:26 0
Nos próximos dias a Polícia Federal deve colher novos depoimentos dos ex-assessores do Governo Lisboa investigados na operação “Usura II” que apura o desvio de recursos públicos federais em Bacabal e outros municípios maranhenses.

Pelos menos dois, o ex-tesoureiro da prefeitura Gilberto Silva e a ex-secretária de cultura Carmem Xavier, dão sinais claro que irão abrir a ‘caixa preta’ e contar tudo que sabem sobre o esquema que desviou R$ 7,5 milhões destinados para Bacabal, isso só na área da saúde.

Apesar de admitirem que foram cúmplices, os dois ex-aliados de Dr. Lisboa devem tentar convencer a Polícia Federal que o valor desviado só teve um destino, ou seja, as mãos do ex-prefeito.

Preocupado em conter os ânimos e não se complicar ainda mais, o ex-prefeito convocou os demais para uma reunião que aconteceu na manhã desse domingo (29) em sua mansão na Rua Magalhães de Almeida.

Mesmo com o esforço e o forte escudo jurídico montado para lhe defender, Raimundo Nonato Lisboa muito dificilmente se livrará das algemas. Sua prisão é só questão de tempo.

A tendência por enquanto é que as coisas piorem, pois nesta sexta-feira (27) a Polícia Federal deflagrou uma nova operação de combate a desvio de recursos públicos,  em cooperação com a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com a Controladoria Geral da União. 
Operação "Cheque em Branco"
Foram cumpridos 10 mandados de condução coercitiva na capital e em outras sete cidades do interior do Maranhão. Os investigados foram conduzidos até a Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão para se submeterem a interrogatórios, acareações e demais procedimentos relativos aos seus indiciamentos.
A operação é fruto de investigações que apontam  a existência de um esquema de agiotagem no Estado. Estão envolvidos diversos gestores e ex-gestores municipais, empresários de diversos seguimentos, especialmente do ramo de factoring, bem como as empresas sob seus respectivos controles, esquema este movimentado e alimentado, inclusive, por meio do desvio de recursos públicos federais, notadamente daqueles destinados à educação e à saúde.
O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa, o qual indica que os referidos gestores municipais entregavam cheque e guias de saques, vinculados à contas abertas especificamente para movimentação de recursos federais dos municípios, todos assinados “em branco” pelos gestores, como forma de pagar empréstimos pessoais contraídos a juros exorbitantes, deixando ao alvitre dos agiotas os recursos públicos federais repassados aos municípios.(Informações do Blog do Sergio Mathias).
Leia Mais

ZÉ VIEIRA FAZ ALMOÇO PRA ASSUMIR O PROS, FLÁVIO DINO DÁ O BOLO

00:59 0
O deputado federal Zé Vieira aportou na cidade de Bacabal no final de semana. Disparou alguns telefonemas e articulou um almoço para anunciar que vai assumir o comando do recém-criado PROS – Partido Republicano da Ordem Social.

Antes, havia contactado com o candidatável Flávio Dino e com o ex-governador José Reinaldo Tavares. Ouriçados, os poucos seguidores que foram convidados para o almoço não verão a cara de nenhum político de expressão.

Ainda na manhã de ontem, tanto assessores de Flávio Dino quanto os de José Reinaldo fizeram ligações para diversas pessoas na cidade. O objetivo era sondar sobre a repercussão da visita. “Nenhuma”, responderam alguns. “Repercussão zero”, responderam outros. Isto se dá pelo fato de que alguns políticos estão conscientes de que não tem mais legitimidade para convidar o povo para prestigiar solenidades que selam as suas alianças políticas. Tantos já foram os casamentos políticos feitos e depois desfeitos que o povo não se sentiria bem em posar para fazer número.

Nesses casos, os políticos tem raciocinado que é melhor não convidar publicamente os eleitores, assim resta o argumento de que apareceu pouca gente porque não houve tempo de fazer o chamamento do povão.

Do episódio restam uma desculpa e uma certeza. A desculpa Flávio Dino se encarregou de dar sob o argumento de que fora chamado ás pressas em Brasília pela presidente Dilma. Deu o bolo. A certeza é a de que Zé Vieira fechou mesmo com Flávio para a disputa ao governo do Estado e deve ser o coordenador da campanha na região de Bacabal. Isso não é novidade para os leitores do blog.(Blog do louremar).
Leia Mais

sábado, 28 de setembro de 2013

ENVOLVIDOS NO DESVIO MILIONÁRIO DE RECURSOS SE REÚNEM PARA MONTAR ESTRATÉGIA

18:44 0
A operação que delegados e agentes da Polícia Federal realizaram em Bacabal na quinta-feira (26) expôs à pressão do interrogatório, pessoas que participaram ativamente do governo do ex-prefeito Raimundo Lisboa.

É do conhecimento de todos os que acompanham a história da cidade de Bacabal que Raimundo Lisboa foi um dos piores prefeitos que a cidade já teve. Notadamente se destacou nos comentários como um dos que pior administrou os recursos públicos, isto se olharmos do ponto de vista do povo, que espera ver os recursos serem aplicados em benefício da comunidade na forma de obras sociais, educação, saúde e saneamento básico.

A investigação da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, demonstra que os recursos que faltaram para as realizações lícitas, foram desviados para fins que ainda não foram esclarecidos. Claro mesmo está o destino do dinheiro : as contas bancárias de vários agiotas. A investigação apurou que pelo menos  7 milhões e 500 mil reais foram desviados de Bacabal.

A cidade de Bacabal não figura sozinha no universo daquelas que estão sendo investigadas. Segundo levantamento do jornal O Imparcial, há 700 inquéritos em curso na Superintendência da Polícia Federal, envolvendo desvio de recursos públicos no Maranhão.

Os meios para o fim ilícito são os mesmos em todos os lugares: licitações fictícias, despesas com empresas fantasmas e o dinheiro desviado beneficiando os gestores e os agiotas.

Um pequeno grupo ou tem muita gente envolvida?

Em Bacabal, o ex-prefeito Lisboa dispunha de um pequeno staff. São pessoas consideradas leais, que participavam do governo e às quais muito era oferecido mas também muito era exigido.  Uma dessas pessoas é a empresária Carmem Xavier, proprietária de uma malharia na cidade e que foi guindada ao posto de secretária de Cultura. Daí, se tornou a mulher de confiança do prefeito Lisboa. Na quinta-feira, abriu as portas ao toque dos policiais federais.

Em São Luis, Lilio Guega - ex-secretário de Saúde de Bacabal -  também acordou mais cedo do que de costume para cumprir o compromisso de dizer somente a verdade, nada mais do que a verdade, para o delegado da PF. Na mesma manhã, o bancário Gilberto Silva, do Banco do Brasil, que foi tesoureiro da Prefeitura na última gestão de Raimundo Lisboa, acordou sob o troar das trombetas da PF em sua porta. Com os olhos ainda remelados, ouviu as perguntas e falou também. De todos os envolvidos, Gilberto é o único que faz parte do staff do atual  prefeito José Alberto Veloso.

São pessoas que há pouco tempo estavam autoridades e hoje são elementos de um inquérito que está sendo rigorosamente apurado e que pode levar muita gente para trás das grades. Há nesse tipo de empreendimento todo tipo de atuação: aqueles que mandam, os que gerenciam,  e aqueles que apenas executam, algumas vezes sem saber, apenas pela obrigação de cumprirem ordens superiores.

E Raimundo Lisboa, não tem culpa no cartório?

O grande questionamento é, como um esquema que foi praticado no período de 2009 a 2011 poderia ter existido sem o conhecimento do prefeito municipal. Por isso a indagação geral é porque o ex-prefeito Lisboa não foi ouvido pelos homens da Polícia Federal. O Blog apurou com fontes da PF que o depoimento do ex-prefeito deve ocorrer na próxima semana.

O problema para Lisboa não é somente esse. Há um clima de revolta entre as pessoas que foram incomodadas em suas casas e cujos nomes foram expostos  ao comentário popular. Isto porque a maioria há meses não recebia sequer um telefonem de Raimundo Lisboa. Enquanto este descansava do mandato, fazendo pequenas excursões pelo sul do País. Essas pessoas tinham seus nomes e seus dados devassados. Foram úteis para uma estrutura de poder e depois foram esquecidos. Este é o sentimento.

Daí resulta o medo de Raimundo Lisboa. Dominado pelo pavor, ele convocou a todos para uma reunião neste domingo (29) em sua mansão na Magalhães de Almeida. Ao chegarem, os convidados devem encontrar a imprensa na porta em busca de  alguma declaração. Será um café da manhã amargo.

Lisboa, tido como estrategista, deverá pagar um advogado para todos. Não por solidariedade, não por gratidão, nem por preocupação com o futuro incerto de todos os envolvidos. A ideia principal do plano é assegurar que o nome dele seja o menos arranhado na história. O menos falado e o menos responsabilizado. 
(Informações do Blog do Louremar).
Leia Mais

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DPE GARANTE NA JUSTIÇA EXCLUSÃO DE VÍDEO DO YOUTUBE QUE CONSTRANGE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

20:01 0

A pedido da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), a Justiça concedeu liminar que obriga a Google Brasil Internet a retirar imediatamente vídeo postado no site Youtube, de propriedade da Google. A matéria, produzida pela TV Difusora Sul, mostra uma mulher que afirmava ser atriz e não mais atuava em novelas do SBT e da Rede Globo. A juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré Reis, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Imperatriz, acolheu pedido do defensor público Fábio Carvalho, que atua naquela cidade. A magistrada estabeleceu multa diária de 2 mil reais, caso a ordem judicial não seja obedecida.
 
Fábio Carvalho ingressou com Ação de Reparação por Danos Morais contra a Rádio Curimã Ltda, afiliada da TV Difusora Sul, o jornalista Jhonatan Soubreiro e a Google Brasil Internet Ltda. O defensor pede uma indenização de R$ 200 mil reais em favor de Neide Alves Muniz, que apresenta problemas mentais e, mesmo assim, concedeu uma entrevista de 3 minutos e 47 segundos.

Segundo o defensor, o jornalista poderia ter evitado o constrangimento.  “O surto psicótico em que Neide se encontrava era tão cristalino que qualquer cidadão facilmente perceberia que ela se identificava com uma personalidade que não era a sua. Tanto é verdade que o entrevistador demonstrava total conhecimento de que a requerente não se tratava da atriz que dizia ser”, explica, lembrando o item 2 do art. 5º da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ressalta que “fica proibida qualquer discriminação baseada na deficiência e garantida às pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

Mesmo sabendo que Neide era paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), o repórter ainda perguntou o número telefônico da entrevistada, que prontamente forneceu a informação. Em matéria publicada no portal da UOL, o repórter Jhonatan Soubreiro tentou justificar a entrevista. “Quando vejo uma situação desse tipo tento me aproveitar, dentro da ética, claro”, disse.

Conforme termo de declaração do médico e especialista em saúde mental Antônio Soares Sila, que atua no Caps III, de Imperatriz, Neide sofre de esquizofrenia e transtorno bipolar.

O vídeo de Neide já está com quase um milhão de visualizações, sendo que mais de 3.134 pessoas ‘curtiram’ e acharam o vídeo engraçado. Apenas 279 internautas o repudiaram. “Os comentários demonstram que a requerente foi objeto de chacota para o Brasil inteiro”, alegou o defensor.

Fábio Carvalho ressalta ainda que é importante a exclusão do vídeo para que seja resguardada a dignidade da vítima. “Quanto mais acessos, mais exposição e constrangimento”, finalizou.(O Imparcial).
Leia Mais

AGIOTAS GLÁUCIO ALENCAR E O PAI MIRANDA DEPÕE NA POLÍCIA FEDERAL

13:06 0
Neste momento Gláucio Alencar Pontes Carvalho Miranda e o pai José de Alencar Miranda Carvalho estão depondo na sede da Superintendência da Polícia Federal, em São Luís.
Os dois são acusados de crimes de agiotagem e pelo assassinato do jornalista e blogueiro, Décio Sá, assassinado em abril de 2011.
Os depoimentos fazem parte da ’Operação Usura II”, da Polícia Federal, um desdobramento da operação de 2011, que investiga o desvio de recursos públicos de prefeituras maranhenses e o envolvimento de gestores municipais em São Luís, Bacabal, Pedreiras, Zé Doca e Caxias, com agiotagem. Segundo a Polícia Federal R$ 12 milhões já foram desviados, pelo menos R$ 7,5 milhões da área de saúde em Bacabal e R$ 4,5 milhões, em Zé Doca.
Nesta operação 19 mandados de busca e apreensão já foram expedidos além das conduções coercitivas, onde os investigados são detidos para prestar depoimentos a PF. Cerca de 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) participam da investigação.
Esta dupla que depõe agora é acusada de emitir cheques em branco também na cidade de Cururupu, onde negociavam.(Blog do Luís Pablo).
Aguarde mais informações.
Leia Mais

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BRUNO E MARRONE FAZ SHOW EM SÃO LUÍS PRÓXIMO DIA 5 DE OUTUBRO

19:40 0
O Imparcial


No próximo dia 5 de outubro, a partir das 21h, a dupla Bruno e Marrone apresenta seu show  “Pela porta da frente”, na Lagoa da Jansen, em São Luís. O show é parte da turnê de divulgação do sexto trabalho da dupla em CD/DVD, de título homônimo que foi gravado em maio de 2012 em São Paulo. O show também é parte da programação comemorativa de 50 anos da TV Difusora de São Luís.

CD/DVD “Pela porta da frente” reúne os grandes sucessos gravados pelos sertanejos desde o início da carreira com um misto dos dois trabalhos mais recentes (Juras de Amor e Sonhando), além de cinco faixas inéditas. Outra novidade do novo trabalho da dupla é a gravação de uma faixa por Marrone como primeira voz, feito inédito na trajetória dos goianos nesses 27 anos.

Os ingressos (R$ 50 – pista, R$ 80 front stage, R$ 120 terraço vip) estão a venda nas Óticas Diniz (Rua Grande, Shopping da Ilha, Rio Anil e São Luís Shopping). No cartão, através do site:www.dringresso.com.br.
Leia Mais

FALECEU FREI EURICO

07:08 1
O Frei Eurico Löher, da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção em Bacabal - MA, faleceu no início da noite desta quarta-feira (25) na cidade de Bacabal. 


Um dos cargos ocupados por ele foi o de diretor do Colégio Nossa Senhora dos Anjos (CONASA), uma das escolas mais tradicionais da cidade.

Frei Eurico estava doente de câncer há anos, que começou na próstata e se tornou generalizado, se espalhando por outros órgãos, como intestino. 

Ele nasceu na Alemanha e por algumas vezes, chegou a voltar ao seu país de origem para tratamento. 

                          CEFRAM: COMUNICADO IMPORTANTE:

Descanse em paz Frei Eurico Lӧher A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção comunica com pesar o falecimento de nosso confrade Frei Eurico Lӧher (74 anos).

O corpo de Frei Eurico está sendo velado durante o dia todo na Igreja São Francisco das Chagas – Bacabal-MA, onde às 16:00hs haverá a Missa de corpo presente, em seguida será sepultado no cemitério dos frades no convento franciscano.


Contamos com as orações e preces pelo nosso estimado amigo, irmão, filho São Francisco de Assis!










Leia Mais

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

QUADRILHA DESVIOU MAIS DE R$ 12 MILHÕES DAS PREFEITURAS DE BACABAL E ZÉ DOCA

19:47 0

Blog do Louremar

Um esquema de desvio de recursos públicos que rendeu 12 milhões de reais, está sendo desbaratado pela Polícia Federal através da operação ‘Usura II’. Os recursos foram desviados da área da Saúde e Educação.

Hoje pela manhã delegados e agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca, apreensão e condução coercitiva nas cidades de São Luis, Zé Doca, Bacabal e Pedreiras. A operação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União – CGU e tem o objetivo de ouvir relatos e recolher documentos que confirmem aquilo que a investigação já descobriu. Segundo Alexandre Lucena, Superintendente Rregional da PF em execício, “Há provas robustas sobre a montagem do esquema. A Polícia Federal não tem dúvida, nem a CGU, sobre a culpa dos envolvidos.

A afirmação foi feita durante entrevista coletiva na Superintendência da PF, da qual participaram também o delegado Mario Fanton, que preside a investigação e Israel Carvalho, coordenador operacional da CGU.

Como funcionava o esquema

Os recursos desviados da cidade de Bacabal, no período de 2009 a 2011,  somam 7,5 milhões de reais, especificamente verba da Saúde. Na épóca o prefeito era Raimundo Nonato Lisboa. Em Zé Doca o desvio foi de 4,5 milhões de reais, das área da Saúde e Educação. 

Segundo o delegado Mário Fanton, há todo tipo de crime no processo “corrupção ativa, corrupção passiva, crime de responsabilidade de prefeitos, peculato, falsificação de documento público”. O dinheiro saia camuflado por licitações simuladas e despesas também simuladas e tinha como centro operacional um agiota.

Depois que foi feito o levantamento desses dados, na operação ‘Usura I”, a CGU passou a investigar os municípios e confirmou todo o esquema.

Justiça negou a prisão dos envolvidos e só autorização a condução coercitiva


De posse de todos os elementos, a Polícia Federal solicitou a prisão dos envolvidos no esquema. O pedido foi negado. Por isso que hoje os envolvidos não foram presos, apenas conduzidos de forma coercitiva para a tomada de depoimentos e logo depois foram liberados. Sobre o desenrolar do processo, o delegado Mario Fantom afirmou: “nesse momento foram apenas recolhidos documentos, mas pode haver congelamento de contas e sequestro de  bens”. 

No vídeo abaixo, o superintendente em exercício da Polícia Federal explica o motivo da não divulgação dos nomes dos envolvidos:
Leia Mais

POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCA E APREENSÃO EM RESIDÊNCIAS DE EX ASSESSORES DO EX PREFEITO DE BACABAL RAIMUNDO LISBOA

11:56 0
Agentes da Polícia Federal estão de volta a Bacabal para cumprirem Mandado de Busca e Apreensão nas residências de pelo menos quatro ex-integrantes da gestão municipal passada.


Denominada de ‘Usura II’ a operação investiga o desvio de recursos públicos de prefeituras do Maranhão e o envolvimento dessas pessoas com agiotagem. Pelo menos R$7 milhões teriam sido desviados.

A Polícia Federal tem 19 mandados de busca e apreensão, além de mandados de condução coercitiva, onde os investigados serão levados à delegacia para prestarem depoimento.

Em São Luís, já foram cumpridos três mandados de condução coercitiva, onde estas pessoas estão sendo interrogadas agora na Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Cohama. Serão sete pessoas investigadas na capital. No interior do Estado, são nove mandados de condução coercitiva em Bacabal, dois no município de Zé Doca e um em Caxias.

A operação conta com um efetivo de mais de 70 policiais e 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que estão distribuídos nas investigações, execuções e cumprimento de mandados. (Com informações do G1).


Gestão Dr. Lisboa
A prefeitura de Bacabal também foi citada no caso relacionado as investigações que apuram a morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros em 2012, que desmontaram um esquema milionário envolvendo uma quadrilha de agiotas e várias prefeituras maranhenses. De acordo com a Polícia e o Ministério Público, o bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram.

A quadrilha também agiu fornecendo medicamentos para os hospitais da cidade.

Documentos apreendidos na casa do chefe da quadrilha, Gláucio Alencar, mostram que ele usava pelo menos 35 empresas que teriam sido montadas só pra participar de esquemas desse tipo.

Segundo a polícia, 41 prefeituras estariam envolvidas nas fraudes (o nome de Bacabal aparece na relação). Alguns prefeitos, endividados, chegavam a assinar cheques em branco da prefeitura para pagar os agiotas ou preenchidos e endossados pelo prefeito para que os agiotas pudessem fazer os saques. O dinheiro saía direto de contas de programas federais – como o programa nacional de alimentação escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).(Blog do Sergio Mathias).
Leia Mais

terça-feira, 24 de setembro de 2013

GAROTO É PRESO APÓS FAZER "PROGRAMA" COM VIAJANTE EM BACABAL

13:19 0
Um garoto de programa foi conduzido para a delegacia do 1ª dp de Bacabal após fazer "programa" com um viajante. Segundo a polícia o mesmo furtou uma quantida em dinheiro de seu cliente.Esse fato ocorreu na madrugada de hoje. Assista a reportagem
Leia Mais

PROFESSORES DE SÃO MATEUS ESTÃO EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

10:37 0
Os professores da rede pública municipal de São Mateus entraram em greve ontem. Os profissionais reivindicam uma pauta com 17 itens e, segundo o sindicato da categoria, decidiram pela paralisação depois de esgotarem todas as tentativas de diálogo com o prefeito Miltinho Aragão (PSB).

No mês de julho os professores fizeram uma paralisação de advertência, mesmo assim o prefeito de São Mateus não acenou com uma possibilidade de cumprir o que é reivindicado pela categoria. 

Conheça a pauta de reivindicações dos professores: 

1 – Reajustes dos vencimentos de todos os servidores que se encontram congelados desde 2010, (motorista, técnicos em enfermagem,  técnicos agrícola, fiscal de tributos, médicos veterinários, engenheiro agrônomo, enfermeiros, assistentes social e outros);
2 – Reposição da ajuda de custo (diária) dos motoristas do Hospital Municipal;
3 - Reposição do percentual de 20% de insalubridade de todos os servidores do Hospital Municipal;
4 – O pagamento de horas extras a todos os servidores que trabalham 48 horas semanais;
5 – A correção do valor percentual do adicional noturno de 20% para 25%, como determina a lei municipal nº 02/91;
6 – Criação do plano de cargos, carreira e salários de todos os servidores;
7 – Pagamento de incentivo financeiro aos A.O.S.D. pela realização e acumulação de atividades funcionais;
8 – O pagamento do 13º de todos os servidores que já aniversariam e ainda não receberam;
9 – Ajuste da Lei Municipal nº 02/1991;
10 – Reajuste do valor pago pelo deslocamento a todos os trabalhadores da educação;
11 –  Ajuste do plano de cargos, carreiras e salários do magistério;
12 – Aumento de 8,22% para os professores em geral;
13 – Abono salarial;
14 – Melhores condições de trabalho;
15 – Convocação dos professores classificados e excedentes para ocupara as vagas ociosas;
16 – Retroativos referente ao reajuste salarial dos professores em 2012;
17 – Abonar as faltas dos dias que os trabalhadores estirem em movimento paredista.

(Blog do Louremar)
Leia Mais

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SAIBA QUAL SERÁ O DESTINO DOS 42 DEPUTADOS ESTADUAIS MARANHENSES EM 2014

18:47 0
A medida que se aproxima o ano eleitoral e a data limite (5 de outubro) para troca de partidos, os deputados estaduais intensificam as articulações políticas buscando viabilização para os cargos que almejam. Em meio a discussão de reforma política as dúvidas em relação ao cenário aumentam. Ainda assim, O Imparcial  preparou um quadro com uma projeção sobre o futuro possível dos 42 deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão. Há quem vislumbre o governo estadual, uma vaga no Tribunal de Contas no Estado, uma cadeira no Senado ou na Câmara Federal. Mas a maioria está de olho mesmo é na reeleição.

Segundo levantamento feito por O Imparcial  até o momento, dos 42 deputados estaduais, apenas cinco não disputam reeleição: Eliziane Gama (PPS) que defende candidatura ao governo do estado e articula coligações com partidos como o PSDB, ela vem declarando que já cumpriu sua missão no legislativo estadual. Caso sua candidatura ao governo não se viabilize, é provável que dispute uma vaga na Câmara Federal.

O deputado Hélio Soares (PP) tem declarado que disputa uma vaga no Senado: “Está definido por mim”, conta. A decisão se torna mais convicta, cada vez que a governadora Roseana Sarney (PMDB) acena a impossibilidade de concorrer ao Senado. Para Hélio, sem a governadora no páreo, há possibilidade para ele. Porém, caso não viabilize sua candidatura, Hélio deve recorrer a reeleição.

Definidos para disputar uma vaga na Câmara Federal já estão os deputados Zé Carlos (PT) e Rubens Pereira Jr. (PCdoB). Dificilmente mudarão de ideia, porém não é impossível, um convite para que Zé Carlos possa disputar como vice na chapa de Luís Fernando (PMDB) ao governo do estado. Não seria impossível também, o deputado pedetista Carlinhos Amorim (PDT) receber indicação do partido para ser o vice de Flávio Dino (PCdoB), caso o PDT defina a aliança com o comunista.
Fora da reeleição e da disputa política de cargos eletivos devem ficar Tatá MIlhomem (PSD) e Cleide Coutinho (PSB), o primeiro vem demonstrando sinais de fadiga com a rotina parlamentar e a socialista vai abrir mão da vaga para entrada na disputa do seu marido e ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT). A atuação dos dois pode ficar restrita aos bastidores e a nível municipal, ou até mesmo aposentadoria.

Além destes cinco casos com maior definição, existem mais quatro que dependem do cenário e do desdobramento dos fatos, como por exemplo, a indicação por volta de setembro e outubro da vaga de conselheiro do TCE. Como será uma indicação da Assembleia e escolha do executivo estadual, os deputados César Pires (DEM), Rogério Cafeteira (sem partido), Max Barros (DEM) e até o presidente da Assembleia Arnaldo Melo (PMDB) estão no páreo.
Entre eles, César Pires talvez seja o que nutre maior expectativa pela indicação. Mas por outro lado, caso não seja o escolhido, concorre a reeleição: “Se não for para o TCE, vou para a reeleição de estadual. Não tem outra alternativa.”, avalia.

Um caso à parte é o futuro do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo que embora afirme está focado em sua (sexta) reeleição, pode chegar a assumir o cargo de governador, num mandato “tampão”, caso a atual governadora seja afastada, o que o impediria de disputar a reeleição. E ainda há a chance de Arnaldo ser indicado a vaga do TCE pela governadora. Em entrevistas anteriores, ele nunca descartou em absoluta essa possibilidade.

Outros casos, digamos especiais, nessa especulação de cenário, seria a do deputado Marcelo Tavares (PSB) que não confirma para O Imparcial que esteja decidido a não disputar reeleição: “Aberto a várias possibilidades, reeleição inclusive. A decisão final só ano que vem”, disse. Especulações dão conta que o parlamentar não estaria motivado para disputar reeleição e que estaria inclinado a desempenhar um papel mais ativo na coordenação da campanha de Flávio Dino ao governo do estado.

Em dúvida sobre o cargo que disputa ainda está o deputado Stênio Rezende (PMDB). Tanto pode sair a federal quanto a estadual novamente. O deputado também cogita a possibilidade de deixar o PMDB e se viabilizar em outra sigla onde o custo para a conquista de mandato seja mais baixo por conta do peso da coligação do PMDB: “Minha cabeça é na reeleição, mas posso mudar de partido ou a candidatura para federal, vai depender da conversa com meu grupo político.”, conta.

Alguns podem até não concorrer a reeleição, mas já confirmam que não vislumbram uma vaga na Câmara Federal. É o caso do deputado Magno Bacelar (PV) que conta que ainda não definiu seu futuro em 2014, mas afirma que não sairá para deputado federal na próxima eleição. Da mesma forma as deputadas Vianey Bringel (PMDB) e Graça Paz (sem partido) que falam em reeleição estadual, não confirmam abrir mão dos mandatos para que os maridos concorram ao cargo ou entrarem na disputa para federal:“Estou decidindo ainda, mas se sair será para estadual”, conta Graça Paz.

Mas a imensa maioria dos deputados estaduais conta mesmo é com a reeleição: “É uma certeza que tenho na minha vida é que saio para a reeleição estadual”, disse Alexandre Almeida (PSD). Se consideramos os cinco que já estão definidos por disputas fora da Assembleia, temos 37 deputados visando a reeleição. Destes, talvez um fique com uma vaga no TCE e outro talvez possa vir até a governar o estado. Ainda sim, seriam 35 deputados.(Informações de o Imparcial)
Leia Mais

domingo, 22 de setembro de 2013

TIROTEIO NA TRIZIDELA DEIXA UMA VÍTIMA FATAL

20:37 1
Luis Cesário Rodrigues (foto), 56 anos, conhecido como Vavá, foi uma das vítimas atingidas durante o tiroteio ocorrido na noite dessa sexta-feira (20), na Rua Maria Helena, Bairro Trizidela.
LUIS CESÁRIO "O VAVÁ"

THIAGO FILHO
 Ao tentar matar um desafeto que passava próximo ao seu comércio pilotando uma motocicleta, José Raimundo acabou disparando seu revolver a esmo e causando pânico entre os moradores, principalmente os que estavam sentados em suas portas.

Ao ouvir os disparos Vavá tentou se refugiar no interior de sua residência, mas ao retornar para buscar uma criança acabou sendo atingido na barriga por uma bala perdida.

Levado às pressas ao Pronto Socorro Municipal ele passou por uma primeira cirurgia, porém, teve que ser transferido para nossa capital devido o seu estado de saúde ter se agravado.

Já na manhã de sábado (21) Vavá veio a óbito. Seu corpo foi sepultado na tarde
deste domingo no cemiterio do axixá. durante o tiroteio o jovem identificado como Thiago Filho Maques,  26 anos, funcionário da Equitel, também foi atingido na nádega.  Depois de passar a noite hospitalizado ele já teve alta e se recupera em casa.(Informações do Blog do Sergio Mathias).
Leia Mais

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SENADOR JOÃO ALBERTO E SEC. SAÚDE HIDALGO LÉDA PARTICIPAM DE REUNIÃO COM MINISTRO DA SAÚDE E SOLICITAM MAIS RECURSOS PARA BACABAL

19:13 2
O Secretário de Saúde do Bacabal, Hidalgo Léda esteve com o Senador João Alberto em Brasília viabilizando recursos para o município, onde foi recebido pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha juntamente com a sua equipe técnica.
MOMENTO DA REUNIÃO
Em uma reunião realizada ontem à noite no Ministério da Saúde o Secretário e o senador fizeram  um Raio “X” da situação do sistema de saúde do município demonstrando através de uma planilha o aumento substancial da demanda no número de atendimentos realizados.

O Ministro reconheceu o esforço do governo municipal e se sensibilizou com pleito do Secretário de Saúde e do Senador prometendo o aumento dos  recurso da Média e Alta Complexidade para a saúde de Bacabal.

Desta forma, o Secretário Hidalgo Léda,  o Senador João Alberto, o Prefeito José Alberto Veloso e o Deputado Federal Alberto Filho reforçam a parceria com Governo Federal cumprindo o compromisso com a população de Bacabal de se fazer uma saúde digna.

Ainda está confirmado a construção de uma UPA na cidade de Bacabal para atender a demanda de toda região do médio mearim.
Leia Mais

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PREFEITURA DE BACABAL QUER IMPLANTAR INDÚSTRIA DE RECICLAGEM DE LIXO NO MUNICÍPIO

15:21 3
O projeto apresentado pelo ambientalista Fernando Coimbra ao prefeito Zé Alberto e secretários consiste em uma unidade de tratamento de resíduos urbanos e industriais, sejam sólidos ou líquidos. 

De forma prática e de um custo baixo para o município, a ECO TRADE assumiria a responsabilidade de reciclar todo o lixo produzido em Bacabal.

Além da doação do terreno para a implantação da Unidade Para Tratamento de Resíduos, a prefeitura pagaria 50 reais por cada tonelada de lixo entregue a empresa, totalizando um custo final a cada mês de poucos mais de 150 mil reais. 

Dessa forma a Prefeitura Municipal manteria o desenvolvimento econômico sustentável e se enquadraria nas exigências estabelecidas pela lei 12.305/2010 ( Das Política Nacional dos Resíduos Sólidos) e atendimento a Resolução da ANVISA.

O projeto é de um alcance ambiental gigantesco e vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos. Caso o governo oficialize a implantação do projeto, Fernando Coimbra garante que a indústria fica pronta em 90 dias.
Leia Mais

TRAFICANTE É PRESO EM FLAGRANTE COM MAIS DE MEIO QUILO DE CRACK

15:17 0
ROBERTO DE SOUSA RODRIGUES, 24 anos, morador da 2ª Travessa Antonio Filho, Bairro Trizidela, foi preso na tarde do dia 17, por volta das 12h30min, acusado de tráfico de drogas. 




Com o mesmo  a PM encontrou 513 (quinhentos e treze) gramas de uma substancia que aparenta ser crack; 02 (duas) tesouras e sacos plásticos, possivelmente para embalar as drogas e ainda 01 (um) fogão; 01 (uma) bicicleta; 01 (um) Playstation; 01 (um) celular Samsung galaxi; 01 (um) aparelho de DVD; 01 (uma) calculadora; 01 (um) cordão e 01(uma) pulseira de cor amarela; 02 (duas) facas tipo peixeira e 01 (tubo) de linha, que serviria no embalo da droga. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para comprovação de propriedade com notas fiscais.

NEGUIM, como é conhecido já vinha sendo monitorado pelo Serviço de Inteligência do 15º Batalhão de Polícia Militar. A operação começou por volta das 11h00min, quando foi montada a estratégia para a prisão em flagrante do acusado. 

Por quase duas horas os policiais do SI, permaneceram nas imediações observando o fluxo de pessoas e a intensa movimentação na residência de NEGUIM, esperando o momento certo para a ação. 

Com o sinal positivo de alguns informantes infiltrados no Bairro a equipe de Radiopatrulha foi acionada e deram o bote certeiro.  Não houve tempo para a fuga de NEGUIM. Inconformado, uma pessoa conhecida por MIRO GORDO, que segundo consta é irmão do acusado e servia como vigia da boca de fumo, se aproveitando da ação policial e do pequeno efetivo depedrou a viatura da PM.

NEGUIM é considerado um dos braços fortes de OSVALDO, preso no dia 06 de junho, acusado de comandar o tráfico de drogas na região e atualmente cumpre pena na penitenciária agrícola de Pedrinhas.

No Bairro Trizidela desde o início do ano a polícia militar tem intensificado o combate ao tráfico e uso de drogas com a prisão de traficantes e assim enfraquecido o comércio de entorpecentes no bairro. 

Não daremos trégua a nenhuma pessoa que esteja à margem da Lei, praticando atos ilícitos, principalmente traficantes, disse o comandante do 15º Batalhão de Polícia, Tenente-coronel Egídio. Participaram da operação o Sargento Nildo, Cabo Izídio e Soldados Lúcio, Altino e Ferreira.(Informações do  15ª BPM).
Leia Mais

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BACABAL SEDIA 1ª ENCONTRO PISCICULTORES DO MÉDIO MEARIM

07:47 0
O município de Bacabal sediou no último final de semana o I Encontro de piscicultores da região do médio Mearim. O encontro foi promovido e aconteceu no auditório da Aginutre, primeira empresa a se instalar no distrito industrial de Bacabal com o apoio e incentivo da prefeitura municipal. A Aginutre produz rações para abastecer 150 municípios em todo o estado do Maranhão, tem planos de expandir suas ações para os estados do Pará, Piauí e Tocantins, mas prioriza o atendimento aos produtores da região, com ênfase para os bacabalenses. Recém-instalada a primeira fábrica do distrito industrial já gera 200 empregos, entre indiretos e diretos e produz 2 mil e 600 toneladas de ração por semana.

Antes do início da série de palestras os piscicultores conheceram as dependências da empresa, o processo de funcionamento da fábrica, com destaque para o item controle de qualidade, tudo isso acompanhados por técnicos e diretores da Aginutre. Elício Mota, sócio-gerente da empresa, explicou que o objetivo de reunir os produtores nesse primeiro encontro foi mostrar as inovações e apresentar as novas tecnologias na área.

Ele destacou que, mesmo voltado para os produtores do médio Mearim o encontro trouxe também para Bacabal piscicultores de outras regiões e de outros estados. Ele garantiu que a empresa tem suporte para atender a demandar que se apresentar e que a mesma vai trabalhar no sentido de agilizar dentro desse mercado específico as técnicas que permitam maior rentabilidade para todos.

Para os produtores a instalação de uma fábrica de rações perto do centro de produção vem facilitar o trabalho de todos. Airton Frota, propriedade da piscicultura Agrosusa, espera maior rentabilidade no custo de produção com o barateamento no preço da ração. Impressionado com o que viu o empresário Pedro Lustosa destacou a grandeza e a importância do empreendimento e exortou os demais bacabalenses a conhecerem o investimento. Para o engenheiro agrônomo José Ramalho, outro a se impressionar com a envergadura do investimento, o município de Bacabal agrega valores a sua economia em função dos inúmeros benefícios que os seus produtores estão recebendo.

Representando a secretaria de desenvolvimento econômico, emprego, renda e turismo, José Antônio destacou o trabalho que a prefeitura vem fazendo no sentido de capacitar os bacabalenses, principalmente a camada mais jovem, para usufruir de empreendimentos como a Aginutre. Destacou também o papel que a prefeitura tem ao promover incentivos com o objetivo de trazer novas empresas para o município.

Visita
Em recente visita ao distrito industrial o prefeito José Alberto Oliveira Veloso fez questão de também conhecer o processo de produção da Aginutre. Ele também ficou impressionado com o tamanho do investimento encabeçado pelo empresário Elício Mota e com o número de emprego que a empresa gera, destacando ao final da visita, que viu ali muitos amigos.

José Alberto Veloso falou sobre a importância das parcerias entre a iniciativa privada e o seu governo frisando que pessoalmente tem se empenhado, não só sentido de que essa empresa tenha sucesso, mas, também no sentido de que novas empresas de instalem em Bacabal para oferecerem mais emprego para os bacabalenses, o que, segundo avalia, vai contribuir em muito para melhorar a qualidade de vida de todos.(ASSECOM).
Leia Mais

BEC ENFRENTARÁ O MOTO CLUBE EM AMISTOSO NESTA SEXTA NO CORREIÃO

00:23 0

Atenção torcida do leão do mearim! O time do Bacabal Esporte Clube vai realizar mais um amistoso no estádio municipal José Correia o "Correão", desta vez o becão maravilha enfrentará o time do Moto Club jogo a ser realizado  na próxima sexta-feira (20) às 20hrs.


Leia Mais

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SECRETARIA DA MULHER TRÁS PARA BACABAL O "COZINHA BRASIL"

22:29 0
Você sabia que boa parte de tudo que se produz em frutas e verduras vai para o lixo? E que se esse desperdício fosse evitado, muitas pessoas que tem carência de nutrientes poderiam estar sendo alimentadas e até lucrando com isso? Para corrigir essa distorção o governo federal implantou o “Cozinha Brasil” que dentre outras finalidade, visa promover a educação alimentar e valorizar a renda por meio do aproveitamento total dos alimentos.


Em parceria com o SESI a Secretaria da Mulher iniciou nesta terça-feira o programa de aprendizagem alimentar com a participação de 300 pessoas da cidade e zona rural. 

O curso foi dividido em três turmas e terá uma duração de quatro dias. 

Durante o período de aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderão a manipular os alimentos que geralmente seriam jogados fora. Casca de banana, melancia, abacaxi, laranja e legumes que aparentemente não servem para o consumo se transformam em fontes ricas de vitamina.

Além de garantir uma alimentação saudável, o programa ajuda a melhorar a renda de quem produz. 

O cozinha Brasil foi implantado há oi anos no Maranhão e já formou centenas de profissionais na área da culinária e multiplicadores no combate ao desperdício de alimentos.

Para a Secretária da Mulher Doralice Veloso principal incentivadora do programa na região, o Cozinha Brasil trará muitos benefícios para as famílias bacabalenses. “ Esse é um programa maravilhoso, nos ajuda a entender melhor os alimentos e evitar que continuemos a jogar fora tanta comida gostosa” disse a secretária empolgada com os primeiros resultados.
Leia Mais

Post Top Ad