ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO 15º BPM DE BACABAL REALIZARAM TIRO POLICIAL MILITAR - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO 15º BPM DE BACABAL REALIZARAM TIRO POLICIAL MILITAR

Aconteceu no último dia 06, nas dependências da antiga Fribal, Setúbal, o treinamento de Tiro Policial e seus fundamentos aos alunos do Curso de Formação de Soldados PM / 2013, que estão sendo formados no 15º Batalhão de Polícia Militar.
 O treinamento começou às 14 horas e se estendeu até as 18 e foi coordenado pelo Tenente-coronel Egídio auxiliado pelo Capitão PM Cristiano e Aspirante Nóbrega. Também auxiliaram os Oficiais o Sargento Lopes e os Soldados PM J. Nascimento e Vieira. 

Cada policial militar num total de 55  (cinqüenta e cinco), efetuou 10 tiros em várias posições. Na segunda fase do treinamento cada aluno efetuará 120 tiros. O treinamento foi autorizado pelo Coronel PM Zanoni, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão que cedeu as munições.

Além do treinamento e fundamentos do tiro com primeiro escalão e respectivas munições; Noções de Balística; Fundamentos do Tiro; Prática do Tiro real estático, método Giraldi (Pistola) com Aplicação dos fundamentos básicos, aplicação da pista policial de instrução (PPI), instrução as pistas policiais especiais (PPE); instrução as pistas policiais de aplicação (PPA); Manutenção do armamento; Noções de Direitos Humanos aplicados à atividade policial; Uso da arma de fogo na atividade policial; verbalização e identificação das agressões.

Além das aulas de tiro, os alunos do Curso de Formação de Solados do 15º Batalhão de Polícia Militar estão sendo instruídos por meio de outras atividades como defesa pessoal, policiamento comunitário, entre outras.

De acordo com o capitão  Cristiano, um dos Instrutores, o curso tem como objetivo a especialização em diversas técnicas. “Esses policiais estão sendo treinados para grandes eventos, onde atuarão na segurança pública, por isso é necessário intensificar estas técnicas tão usadas durante estas atividades”. 

Para o comandante do Batalhão, Tenente-coronel Egídio, a importância deste tipo de atividade está em manter os policiais plenamente capacitados para atuarem nas ruas. “Estamos desenvolvendo instruções práticas com os alunos”. A segunda fase do tiro será em breve, e mais avançada, ou seja, o grau de dificuldade será maior para o policial”, disse. 

O Aspirate Nóbrega contou que alguns objetivos de treinamento já foram traçados  e os objetivos alcançados. “É uma continuidade da primeira fase do curso, agora eles puderam aplicar os princípios do tiro policial na pista, onde se depararam com obstáculos, stress e outras situações constantes no cotidiano”, disse.

Ainda de acordo com o instrutor, a arma de fogo é o último recurso utilizado pelo policial militar, antes dela está o diálogo e negociação, ou seja, a arma só deve ser usada em situações extremas. “Por este motivo o estande é importante, já que a pista se trata de um local onde o policial poderá utilizar a arma de fogo, de forma controlada e instruída, o que vai permitir a ele um aprendizado que o fará, no momento de uma situação real, utilizar a arma racionalmente, protegendo a ele e a população ao redor”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad