BACABAL SEDIA 1ª ENCONTRO PISCICULTORES DO MÉDIO MEARIM - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BACABAL SEDIA 1ª ENCONTRO PISCICULTORES DO MÉDIO MEARIM

O município de Bacabal sediou no último final de semana o I Encontro de piscicultores da região do médio Mearim. O encontro foi promovido e aconteceu no auditório da Aginutre, primeira empresa a se instalar no distrito industrial de Bacabal com o apoio e incentivo da prefeitura municipal. A Aginutre produz rações para abastecer 150 municípios em todo o estado do Maranhão, tem planos de expandir suas ações para os estados do Pará, Piauí e Tocantins, mas prioriza o atendimento aos produtores da região, com ênfase para os bacabalenses. Recém-instalada a primeira fábrica do distrito industrial já gera 200 empregos, entre indiretos e diretos e produz 2 mil e 600 toneladas de ração por semana.

Antes do início da série de palestras os piscicultores conheceram as dependências da empresa, o processo de funcionamento da fábrica, com destaque para o item controle de qualidade, tudo isso acompanhados por técnicos e diretores da Aginutre. Elício Mota, sócio-gerente da empresa, explicou que o objetivo de reunir os produtores nesse primeiro encontro foi mostrar as inovações e apresentar as novas tecnologias na área.

Ele destacou que, mesmo voltado para os produtores do médio Mearim o encontro trouxe também para Bacabal piscicultores de outras regiões e de outros estados. Ele garantiu que a empresa tem suporte para atender a demandar que se apresentar e que a mesma vai trabalhar no sentido de agilizar dentro desse mercado específico as técnicas que permitam maior rentabilidade para todos.

Para os produtores a instalação de uma fábrica de rações perto do centro de produção vem facilitar o trabalho de todos. Airton Frota, propriedade da piscicultura Agrosusa, espera maior rentabilidade no custo de produção com o barateamento no preço da ração. Impressionado com o que viu o empresário Pedro Lustosa destacou a grandeza e a importância do empreendimento e exortou os demais bacabalenses a conhecerem o investimento. Para o engenheiro agrônomo José Ramalho, outro a se impressionar com a envergadura do investimento, o município de Bacabal agrega valores a sua economia em função dos inúmeros benefícios que os seus produtores estão recebendo.

Representando a secretaria de desenvolvimento econômico, emprego, renda e turismo, José Antônio destacou o trabalho que a prefeitura vem fazendo no sentido de capacitar os bacabalenses, principalmente a camada mais jovem, para usufruir de empreendimentos como a Aginutre. Destacou também o papel que a prefeitura tem ao promover incentivos com o objetivo de trazer novas empresas para o município.

Visita
Em recente visita ao distrito industrial o prefeito José Alberto Oliveira Veloso fez questão de também conhecer o processo de produção da Aginutre. Ele também ficou impressionado com o tamanho do investimento encabeçado pelo empresário Elício Mota e com o número de emprego que a empresa gera, destacando ao final da visita, que viu ali muitos amigos.

José Alberto Veloso falou sobre a importância das parcerias entre a iniciativa privada e o seu governo frisando que pessoalmente tem se empenhado, não só sentido de que essa empresa tenha sucesso, mas, também no sentido de que novas empresas de instalem em Bacabal para oferecerem mais emprego para os bacabalenses, o que, segundo avalia, vai contribuir em muito para melhorar a qualidade de vida de todos.(ASSECOM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad